Na última sexta-feira (17), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) realizou sua assembleia eletiva. A atividade aconteceu em Brasília (DF) e contou com a participação do assessor da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), padre Dário Bossi.
A Cepast-CNBB parabeniza a Comissão pela nova composição da sua coordenação, para a gestão do período 2025-2029. Sônia Gomes Oliveira foi eleita como secretária executiva, acompanhada na coordenação por Francisco Botelho, Laura Lírio, José Carlos Soares e Paulo Maldos. Sônia é uma mulher negra, do Norte de Minas Gerais, defensora da vida e dos direitos humanos e com larga atuação como assistente social. Conduziu nos últimos anos o Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB) e em 2024 compôs a representação brasileira na Assembleia do Sínodo para uma Igreja Sinodal.
A Cepast-CNBB também parabeniza a condução dinamizadora e comprometida de Daniel Seidel que conclui seu ciclo como secretário executivo da CBJP e passa a se dedicar à coordenação da Rede Eclesial Justiça e Paz na Pátria Grande (América Latina e Caribe).
A CBJP é um organismo da CNBB e se constitui como um dos mais importantes espaços de reflexão e compromisso com a os princípios da Doutrina Social da Igreja, com a democracia, a participação cidadã dos católicos e na defesa dos direitos humanos e da natureza.
A Cepast-CNBB e seu bispo presidente, dom José Valdeci Santos Mendes, referencial para a CBJP, renovam a aliança com esta Comissão e celebram o início desta nova etapa com esperança e abertura a novas colaborações.
Que o Deus da Vida abençoe, acompanhe e proteja a caminhada da CBJP!