Comissão Sociotransformadora manifesta preocupação com a soberania nacional e conclama participação na Semana da Pátria, destacando o Plebiscito Popular por direitos trabalhistas e justiça fiscal

 

Por Cláudia Pereira | Cepast-CNBB

 

Em um chamado incisivo por um Brasil mais justo e democrático, a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), reforçou  seu apoio à 31ª edição do “Grito dos Excluídos e das Excluídas”. Marcado para o tradicional 7 de setembro, o ato busca ressignificar a celebração da Pátria sob a ótica da inclusão, da igualdade e dos direitos sociais.
Neste ano, o Grito ganha força ao abraçar o Plebiscito Popular, uma iniciativa que emerge do diálogo entre a Igreja e movimentos sociais para ampliar os direitos no trabalho e promover a justiça fiscal. A mobilização manterá seu lema permanente, “Vida em primeiro lugar!”, como fio condutor de suas ações em todo o país.
Assinado pelo presidente da Comissão, Dom José Valdeci Santos Mendes, o comunicado alerta para o cenário político atual. “O Grito 2025 manifestará preocupação e repúdio pelos ataques à soberania do Brasil e as ameaças à democracia brasileira, que continuam graves, depois da tentativa de golpe do começo de 2023”, afirma um trecho do documento.

 

Diante do temor de novos atos de violência e intolerância durante a Semana da Pátria, a Comissão  exorta “todas as pessoas de boa vontade ao compromisso por um Brasil cada vez mais justo e inclusivo”. Em resposta a essas ameaças, diversas cidades já planejam atos unificados em defesa da soberania nacional e dos direitos da população.
A mensagem  encerra com um apelo à esperança, direcionado aos empobrecidos e às vítimas de guerras, com uma menção especial às crianças de Gaza. O texto conclama à construção de um mundo que seja uma “Casa Comum, acolhedora de todas as pessoas”.
O Grito dos Excluídos, lançado originalmente em 1994 como parte da 2ª Semana Social Brasileira, consolidou-se como um marco de resistência e esperança nas celebrações de 7 de setembro para comunidades cristãs e organizações da sociedade civil.

 

Leia  a mensagem da Comissão Sociotransformadora na  íntegra AQUI

 

Acesse aqui os materiais de apoio para o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas.