Notícias

Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora
Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano
Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração
Coordenação Executiva da Pastoral da Moradia e Favela
Coordenação Executiva da Pastoral da Moradia e Favela
Nos dias 1 e 2 de março, a coordenação executiva da Pastoral da Moradia e Favela nacional se reuniu em vista de programar e organizar suas atividades e articulações. A Pastoral vem sendo formada a partir da 6ª Semana Social Brasileira, cujo eixo é “terra, teto e trabalho”, de modo que na dimensão do “teto” a Pastoral da Moradia e Favela vem responder a uma grande necessidade da presença evangelizadora, fraterna e profética nas periferias.
A coordenação executiva foi formada no Seminário nacional, em que se lançou a Pastoral nacional da Moradia e Favela, em setembro passado, particularmente no dia 21 de setembro, dia de Santa Ifigênia, protetora dos lares e de quem precisa de casa própria. Nesta reunião então vem rever os passos já feitos nesses últimos meses e, também, programar a Pastoral para os próximos meses, a partir do Planejamento estratégico, elaborado em fins do ano passado.
Nesta reunião, a coordenação se ateve a sua organização interna, como as reuniões da coordenação e as ampliadas, a sustentabilidade da pastoral, a integração com o conjunto das pastorais sociais no Brasil, a criação ou o fortalecimento da pastoral da moradia e favela nas dioceses e regionais ao longo do país, a revisão do Documento 109, “solo urbano e a urgência da paz”, a proposta da Campanha da Fraternidade sobre “moradia”, sobre a comunicação, o acompanhamento da incidência política e a formação de novos agentes.

 

Por Frei Marcelo Toyansk Guimarães | Coordenação da Pastoral da Moradia e Favela

Tags: