Notícias

Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora
Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano
Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração

O Mutirão Nacional de encerramento da 6ª Semana Social Brasileira será realizado nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, em Brasília (DF)

A coordenação da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) e os bispos da Comissão para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) reuniram-se para avaliar o percurso realizado da 6ªSSB e organizar o mutirão nacional de encerramento desta sexta edição da Semana Social Brasileira. Com isso, chegou-se à conclusão para os dias 20, 21 e 22 de março de 2024, em Brasília (DF).

Segundo a coordenação, em Carta publicada sobre a alteração da data, uma das reflexões compartilhadas é que seria pouco eficaz realizar o Mutirão de Encerramento da 6ªSSB no final deste ano, 2023.  Pois, com as festividades natalinas, o tempo de férias e o Carnaval, o processo sofreria a interrupção da continuidade no tempo. Uma vez que, as açoes e encaminhamentos, em vista da efetivação do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos” seria retomada, tanto em nível nacional como local, somente em março de 2024.

Na carta, a coordenação enfatiza que consideram oportuno dedicar estes últimos meses do ano para consolidar os processos nos diversos regionais da CNBB, referente aos mutirões que ainda estão em curso. Assim, em 2024, possibilitará uma “retomada consistente e unitária das ações, em sintonia com o início do ano pastoral de todas nossas igrejas locais”, finaliza a carta.

Leia a íntegra da Carta aqui

O que são as Semanas Sociais Brasileiras?

As Semanas Sociais Brasileiras são mobilizadas pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB). São processos construídos de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Organismos da CNBB, Movimentos Populares, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil.

As SSB’s articulam as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas, socioeconômicas, socioambientais do país, para uma ação Sociotransformadora.

Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e os eixos: Democracia, Economia e Soberania”, e com a proposta da construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores, desde 1991.

Tags: