Notícias

Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora
Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano
Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração
Quase 2 mil famílias estavam acampadas na região e foram vítimas de uma tentativa de despejo recentemente. – Foto: MST/PA Do Brasil de Fato
Quase 2 mil famílias estavam acampadas na região e foram vítimas de uma tentativa de despejo recentemente. – Foto: MST/PA Do Brasil de Fato

As Comissões Episcopais para Ação Sociotransformadora e para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil solidarizam-se, ir meio de nota com todas as famílias do acampamento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra “Terra e Liberdade”, em Parauapebas no sudeste do Pará. O acampamento foi atingido por um incêndio na noite do sábado (9/12). Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nove pessoas morreram, seis acampados e três trabalhadores da empresa de internet.

 

Abaixo a íntegra da nota

 

Nota de solidariedade às vítimas do acampamento Terra e Liberdade

 

As Comissões Episcopais para Ação Sociotransformadora e para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil solidarizam-se com todas as famílias do acampamento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra “Terra e Liberdade”, em Parauapebas (PA). Um incêndio atingiu os barracos em que mais de mil famílias estão acampadas, provocando a morte de 9 pessoas, além de numerosos feridos.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos e no tempo de Advento, em que deveríamos celebrar a vida e a esperança, esta tragédia denuncia quão duro, injusto e sofrido é lutar para garantir o direito à terra, ao teto e ao trabalho.

Quantas pessoas ainda deverão morrer para que a justiça e a paz brotem deste chão brasileiro, marcado por tantas desigualdades e violências contra as pessoas e a criação inteira?

Reafirmando o compromisso por uma urgente e justa Reforma Agrária, a Comissão Sociotransformadora, através da 6ª Semana Social Brasileira, vem construindo um Projeto Popular por um Brasil onde todos e todas tenham vida, e vida em abundância.

Que Maria, nossa Mãe, defensora da vida, interceda pelas vítimas, seus familiares e todas as famílias sem-terra que desejam e buscam um mundo melhor com justiça, paz e acesso ao direito sagrado ao território e à moradia digna.

Brasília, 10 de dezembro de 2023

 

Dom José Valdeci Santos Mendes

Presidente da Comissão para Ação Sociotransformadora da CNBB

 

Dom Vicente De Paula Ferreira

Presidente da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB

Tags: