A 10ª edição do Dia de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, promoveu momentos de oração, reflexão e informações
*Por Cláudia Pereira | CEETH
O dia 08 de fevereiro, dia de Santa Bakhita, intercessora das vítimas da violência do tráfico de pessoas, foi marcado com ações e reflexões no país. A Comissão Especial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CEETH) – CNBB, todos os anos em parceria com a Rede Talitakum realiza ações para despertar a sociedade sobre o tráfico de pessoas, uma violência que acontece de forma invisível e em várias modalidades. As ações foram realizadas por organizações, pastorais e coletivos e em todo o mundo. A comissão junto aos parceiros disponibilizou um roteiro para momentos de reflexões que reuniu as pessoas para o momento de lembrar as vítimas, a violência, debater o tema e lembrar a memória litúrgica de Santa Bakhita.
Núcleo Rede Um Grito pela Vida de São Paulo
A Rede Um Grito Pela Vida, parceira da comissão, realizou diversas ações no Brasil, entre elas na cidade de São Paulo (SP). O núcleo de São Paulo, promoveu uma ação de intervenção social alusiva ao Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, no Pátio do Colégio, Paróquia São José de Anchieta, localizado no coração da capital paulista.
Mais de dez congregações se uniram ao evento que reuniu em especial jovens e adolescentes. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e abordagens informativas aos pedestres, destacando a gravidade do tráfico de pessoas e promovendo a conscientização sobre esse problema. O evento culminou em uma celebração especial, onde os participantes reuniram-se para rezar a oração de Santa Bakhita, padroeira das vítimas do tráfico humano e também proclamar palavras de ordem contra o tráfico humano.
Segundo Irmã Eurides Alves de Oliveira, ICM, dos pontos positivos da mobilização destaca-se a receptividade da população e o encontro com a representante do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, que iniciou um importante diálogo institucional, permitindo que os participantes compartilhassem suas preocupações e propostas de ação diretamente com representantes governamentais.
Núcleo Rede Um Grito pela Vida de Sobral (CE)
Jovens do Projeto Social do Instituto Teias da Juventude participaram da ação realizada pelo Núcleo SIT, Rede Um Grito pela Vida e Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Sobral. Além do momento orante o grupo de jovens realizaram uma roda de conversa que debateram o tema sobre o Tráfico de Pessoas e refletiram a importância da defesa da vida e da dignidade humana.
Diocese de Picos (PI), realizou ação na Rádio Educativa Cultura
A diocese promoveu uma celebração em memória de Santa Josefina Bakhita, na 10ª edição do Dia de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. O evento foi realizado na Rádio Educativa Cultura FM de Picos, com transmissão ao vivo. Dom Plínio José Luz da Silva, bispo da diocese de Picos e membro da CEETH, junto à religiosas leigos/as dedicaram um momento à memória da Santa Josefina Bakhita com orações pelas vítimas do tráfico de pessoas e suas famílias.
O momento foi oportuno para refletir sobre a dignidade humana e construção de um mundo mais justo e solidário. Durante a ação, a diocese de Picos reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando para proteger os mais vulneráveis e promover uma cultura de respeito e dignidade para todos os seres humanos. A transmissão ao vivo na rádio permitiu que as pessoas pudessem se unir pela oração, fortalecendo os laços de solidariedade e compromisso na luta contra o tráfico de pessoas.