“Encantar a Política” e a “Revista Casa Comum”, com o apoio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) e o setor Campanhas da CNBB, lançam o “Mutirão em Defesa da Casa Comum”. As inscrições para a 2ª fase já estão abertas até o dia 10 de dezembro.

 

 

Por Osnilda Lima | Cepast-CNBB

 

 

Visando mobilizar lideranças em prol da justiça socioambiental, o “Mutirão em Defesa da Casa Comum” foi lançado pelo Projeto “Encantar a Política” e a “Revista Casa Comum” do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). A iniciativa conta com o apoio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) e do setor Campanhas da CNBB.

Alinhado à Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”, o Mutirão propõe uma jornada formativa, mobilizadora e engajadora: 7 rodas de conversa que aprofundam os temas da 10ª edição da Revista Casa Comum; questionários sobre o conteúdo; e a elaboração de um Plano de Multiplicação para compartilhar o aprendizado com 7 novas lideranças.

A iniciativa é gratuita e oferece certificação pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB). As inscrições para a 2ª fase estão abertas até dia 10 de dezembro.

 

Que tal fazer o curso? Inscreva-se aqui! Aproveite essa oportunidade de contribuir para o cuidado da Casa Comum!

A Casa Comum é onde estão todas as formas de existência, humanas e não humanas, e portanto o cuidado deve ser integral (cf. LS, 139).

 

Objetivo do Mutirão – O Mutirão pretende animar e capacitar animadores(as) e multiplicadores(as) para a defesa e o cuidado da Casa Comum. Ele se baseia na Campanha da Fraternidade de 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31). O Mutirão visa contribuir para o despertar da consciência crítica e ecológica, a promoção da justiça socioambiental e o exercício da cidadania.

 

Metodologia – O Mutirão acontecerá de forma totalmente online, via Zoom, e-mail e WhatsApp, de 13/01/2025 a 27/02/2025, às segundas ou quintas-feiras, das 20h às 22h (horário de Brasília).

Os participantes terão a oportunidade de:

  • Participar de 7 rodas de conversas.

  • Estudar os conteúdos da 10ª Edição da Revista Casa Comum e outros materiais indicados.

  • Responder a questionários sobre cada conteúdo.

  • Escrever um Plano de Multiplicação do que foi aprendido no Mutirão para realizar com 7 novas lideranças.

 

 

Entidades parceiras – O Mutirão conta com a parceria de diversas entidades, como a ABEFC, Caritas Brasileira, Cátedra UNESCO de Juventude da Universidade Católica de Brasília, CBJP, CEBs do Brasil, CEFEP, CEPAST, CELP, CESEEP, CIMI, CNLB, Coletivo Padres da Caminhada, Comissão Dominicana de Justiça e Paz, Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, CPT, CRB, Conferência dos Religiosos do Brasil, Iser Assessoria, MNFP, Movimento Laudato Si’, Movimento Político pela Unidade dos Focolares, NESP, OLMA, PAMEN, Pastorais Sociais e Organismos da CNBB, PJ, PJMP, Projeto Encantar a Política, Rede Brasileira Fé e Política, Rede Brasileira Justiça e Paz, Rede Jubileu Sul, REPAM Brasil, Revista Casa Comum, SEFRAS, SINFRAJUPE e Vida e Juventude.