Boto-cor-de-rosa no Rio Negro, perto de Manaus. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
46º Dia Mundial do Turismo tem celebração marcada para o dia 27 de setembro de 2025. Este ano o tema central proposto pelo Dicastério para a Evangelização é “Turismo e Transformação Sustentável”. A temática não poderia ser mais pertinente ao convidar para refletir a partir da crescente consciência sobre a necessidade de um turismo que respeite o Planeta e promova práticas sustentáveis. Esse conceito foi fortemente defendido pelo Papa Francisco, que segue nos mobilizando a partir de seu legado pastoral ao cuidado com a Casa Comum.
No Brasil, a carta divulgada pela Pastoral do Turismo (Pastur) e assinada pelo bispo referencial Dom Mário Spaki, destaca que a mensagem disseminada pelo Dicastério para Evangelização nos convida a refletir profundamente sobre o papel, tanto de turistas quanto de profissionais do setor. Dom Rino Fisichella, em suas palavras, ressalta a importância da valorização dos recursos naturais: “Esperamos, portanto, que aqueles que desfrutam de alguns dias de relaxamento à beira-mar ou nas montanhas apreciem o valor da água, considerando que é um recurso que não pode ser desperdiçado ou, pior, poluído”. Essa reflexão é crucial para moldar uma nova cultura de turismo que prioriza a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos disponíveis.
COP30 e turismo
“O tema também nos faz pensar na COP30 que irá acontecer no Brasil e a CNBB tem feito um trabalho significativo de conscientização do cuidado com a Casa Comum. Os recentes conflitos com os meios de hospedagem para o evento, mostra que o turismo também é convocado para pensar e atuar contra o aquecimento global se queremos continuar visitando as riquezas criadas por Deus”, diz um trecho da carta da Pastur.
Dom Mário, enfatiza ainda que “o cuidado da criação representa uma verdadeira vocação para cada ser humano.” Portanto, ao celebrar o turismo é preciso enxergá-lo não apenas como uma oportunidade de lazer e descanso, mas também como um ato de responsabilidade e compromisso com o futuro do nosso planeta. Juntos, podemos construir um setor turístico que não apenas respeite, mas que também valorize de maneira significativa a nossa Casa Comum, garantindo um legado sustentável e positivo para as gerações que estão por vir”.
“Que este Dia Mundial do Turismo nos inspire a agir com consciência e responsabilidade, promovendo um turismo que seja sinônimo de cuidado e transformação!, finaliza a carta.