A Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEEM-CNBB) se encontra com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin

 

Por padre Dario Bossi, assessor da CEEM

 

A Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB encontrou-se com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, por ocasião do retiro que o cardeal está pregando para os bispos reunidos na 61ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, que ocorre de 10 a 19 de abril de 2023.

 Ao Secretário de Estado, a Comissão apresentou suas preocupações com respeito à emergência ambiental e climática, ciente da responsabilidade decisiva que o Brasil tem para cuidar da Casa Comum e buscar alternativas ao modelo econômico de extrativismo predatório, consumo descontrolado e descarte que está matando a vida no Planeta.

Considerando que é missão da Igreja proteger a Criação e defender a vida em todas suas formas e etapas de existência, Dom Vicente Ferreira, presidente da Comissão, juntamente com Dom Paolo Andreolli e Dom Sílvio Guterrez, apresentaram o processo da Igreja rumo à COP30, uma iniciativa articulada entre as comissões da CNBB, a Repam, o Movimento Laudato Si, a Caritas e a Conferência dos Religiosos/as do Brasil.

Partilharam que a Igreja no Brasil está mobilizando e organizando diversos segmentos religiosos interessados em iniciativas educativas, de comunicação e de incidência política no processo até a realização da Conferência da ONU sobre o clima, convocada pela primeira vez na Amazônia, em Belém–PA, em novembro de 2025.

O Cardeal Parolin destacou a importância da educação, caminhando e dialogando junto às jovens gerações, para a promoção de novos estilos de vida, como recomenda a encíclica Laudato Si’.

A Secretaria de Estado do Vaticano, representante oficial do Vaticano em todas as Conferências sobre o Clima, participa dos debates oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP, junto ao Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e a Caritas Internacional, compondo uma delegação de cerca de dez pessoas, que tem conseguido influenciar, a partir de contribuições técnicas e dos princípios éticos da Doutrina Social da Igreja, as negociações na complexa diplomacia destes eventos globais.

O cardeal, que se colocou aberto a novos diálogos, destacou que é extremamente urgente tomar posição frente à emergência climática. Já que muitos cientistas declaram que sobrou pouco tempo à humanidade para uma mudança radical de seus sistemas de produção e consumo, antes de uma irreversível degeneração do equilíbrio climático do Planeta.

Tags: