Foto: Cláudia Pereira
O subsídio em espanhol contribui para conscientizar e estimular ações de combate ao tráfico de pessoas no Brasil e  América Latina
 

Por Cláudia Pereira| Cepast-CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Especial de Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH), divulga versão espanhol do Caderno “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” disponível gratuitamente. A publicação será um importante instrumento para auxiliar na conscientização e no combate ao tráfico de pessoas na América Latina. No Brasil, o caderno já integra as ações desenvolvidas junto aos regionais e parceiros da comissão.
O material aborda de forma didática os conceitos e modalidades do tráfico de pessoas, incluindo informações sobre a legislação brasileira, os fluxos migratórios e a assistência às vítimas. A versão em espanhol contribuirá com  ações que mobilizem as pastorais, movimentos, coletivos e organizações que atuam nos processos de formação realizados nas fronteiras e nos centros de atendimento ao migrante. O conteúdo segue a metodologia do “ver, julgar e agir”,  com ilustrações que facilitam a compreensão do tema.
O caderno ilustra temas relacionados aos casos de aliciamento à migrantes, descrevendo exemplos de casos em que o migrante  é recrutado com falsas promessas e submetidos à exploração sexual ou trabalho escravo ao chegarem no país, seja em busca de melhores condições de vida ou em situação de refúgio. Traz informações importantes que esclarecem ao migrante diversas formas de violações. Com a vesão em espanhol, certamente iluminará caminhos para buscar ajuda.
Outro objetivo do caderno é formar multiplicadores para prevenir o Tráfico de Pessoas, sobretudo em comunidades que estão nas fronteiras com países de língua espanhola. O subsídio estimula conhecer recursos que facilitam o acesso às políticas públicas, exemplifica formas de violência através de reportagens e indica a forma e canais corretos para fazer denúncias.
“A nossa intenção é que o material alcance o maior número de pessoas, especialmente os migrantes, permitindo que compreendam o problema do tráfico de pessoas em sua língua materna. Essa é uma forma de respeito, de acolhida incondicional e de garantia que a gente possa enfrentar essa chaga que é o tráfico de pessoas, o trabalho escravo, a exploração sexual de mulheres e meninas, dentre outras formas graves que violam os direitos humano”, afirmou Alessandra Miranda, secretária executiva da CEETH.

 

A produção do  caderno foi realizada em parceria com  Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (ASBRAD), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Rede Um Grito pela Vida e com apoio da Conferência Episcopal Italiana. A versão em espanhol está disponível para download na biblioteca virtual da Comissão Especial de Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH), no site Cepast-CNBB.
Para acessar o caderno, clique AQUI