Bispos reunidos para fortalecer a ação sociotransformadora da Igreja no Brasil
Bispos reunidos para fortalecer a ação sociotransformadora da Igreja no Brasil
Em clima de sinodalidade, bispos referenciais das Pastorais Sociais dos regionais da CNBB se reúnem para discutir a ação sociotransformadora da Igreja e fortalecer os laços de comunhão

 

Por Osnilda Lima | Cepast-CNBB

 

Brasília, 2 de outubro de 2024 – Bispos referenciais das Pastorais Sociais dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram hoje, em encontro online, para discutir os desafios e as perspectivas da ação social da Igreja Católica em cada região do país. O encontro, organizado pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast-CNBB), reuniu 18 bispos referenciais para a área social.
A reunião iniciou com uma acolhedora oração inicial, seguida pelas palavras de boas-vindas de Dom José Valdeci Mendes Santos, bispo da diocese de Brejo–MA e presidente da Cepast. Em sua fala, Dom Valdeci expressou sua alegria em receber os representantes de cada regional, enfatizando que o encontro serve para fortalecer a missão de animar e encorajar as lideranças regionais.
Dom Valdeci destacou a importância do momento como uma oportunidade não apenas para reflexão e planejamento, mas também para celebrar os laços de comunhão e solidariedade que unem a todos. Reforçou ainda que o encontro, alinhado à segunda sessão da Assembleia do Sínodo, que está ocorrendo em Roma, e ao espírito de sinodalidade, deve impulsionar a caminhada conjunta de todos, como verdadeiros irmãos e irmãs.
Ao concluir sua acolhida, Dom Valdeci lembrou a celebração da memória dos Santos Anjos da Guarda, aproveitando a ocasião para convocar os presentes a serem, a exemplo dos anjos, protetores e guardiões uns dos outros, com especial atenção àqueles que sofrem e necessitam de apoio.
Alessandra Miranda, assessora da Cepast, delineou os objetivos do encontro e apresentou a estrutura organizacional da instituição, bem como seus trabalhos em andamento. A assessora destacou que o encontro proporciona a oportunidade de compartilhar ações conjuntas e de fortalecer as convergências em áreas cruciais como organização, organização de processos formativos e otimização de planejamento.
O ponto central da agenda foi a escuta dos bispos referenciais sobre a seguinte pergunta geradora: “Quais os elementos de destaque e de desafio da dimensão sociotransformadora em seu regional?”.
Temas urgentes em foco – As partilhas foram marcadas por uma profunda análise da realidade social brasileira, com foco em temas como pobreza, desigualdade social, impactos socioambientais e a promoção da justiça social. Os bispos também dedicaram atenção especial aos desafios pastorais, como a necessidade de formar e engajar mais agentes na dimensão social da Igreja, a busca por sustentabilidade nas ações sociais, o estímulo à participação da juventude e a importância de processos formativos contínuos.
Desafios e caminhos para a ação sociotransformadora – O encontro permitiu traçar um diagnóstico abrangente da realidade, identificando desafios e oportunidades para a Igreja no Brasil. Entre os pontos destacados, estão: Fortalecimento da articulação entre as pastorais sociais, especialmente no campo; Criação de estratégias para o engajamento da juventude nas iniciativas de transformação social; Promoção da unidade entre as dioceses em relação à dimensão sociotransformadora da Igreja; Busca por soluções para os conflitos no campo, envolvendo indígenas e fazendeiros; Superação das dificuldades na realização da Romaria da Terra; Análise e resposta aos impactos socioambientais do avanço do agronegócio; Incentivo à formação na Doutrina Social da Igreja (DSI); O desafio da oposição de grupos conservadores e a Igreja engajada em causas sociais, como buscar convergências em torno da justiça social.
Recursos e oportunidades para a ação da Cepast – A Cepast apresentou um conjunto de recursos e oportunidades para fortalecer a atuação da Igreja na promoção da justiça social, incluindo: Formação para conselheiros de políticas públicas; Elaboração e divulgação de documentos sobre a dimensão social da fé; Organização de mutirões pela democracia e pela ecologia integral; Criação de um curso de especialização em dimensão social da fé; Desenvolvimento de um projeto popular para o Brasil, com propostas para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Compromisso com a construção de um mundo melhor – Ao final do encontro, os bispos reafirmaram o compromisso da Igreja Católica com a construção de um mundo melhor, buscando traçar estratégias e ações conjuntas para fortalecer a atuação na promoção da justiça social. A reunião encerrou-se com uma oração de bênção, renovando a esperança e a determinação na missão de transformar a realidade social a partir dos valores do Evangelho.
Padre Dário Bossi, assessor da Cepast, destacou o comprometimento dos bispos. “Surpreendeu-me a sensibilidade deles com relação aos gritos da terra e dos pobres em suas regiões, e o compromisso com a ecologia integral. Também é importante o destaque dado pelos bispos ao perigo de a Igreja perder a sensibilidade diante dos graves desafios socioambientais, ou até mesmo se opor a eles. Os bispos renovaram esse compromisso em nome da missão evangelizadora da Igreja, alinhados à Campanha da Fraternidade e à preparação para o jubileu do próximo ano.”