CEEM-CNBB expressa apoio à III Caravana para a Ecologia Integral, que percorre a Europa, e destaca importância da conversão ecológica
Por Osnilda Lima | Cepast-CNBB
Em carta aberta às Conferências dos Bispos Espanha, Áustria e França, a Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou seu apoio à III Caravana para a Ecologia Integral. A iniciativa, que visa promover o diálogo e a defesa da conversão ecológica ao nível internacional, busca unir esforços e compromissos entre países e continentes, especialmente Europa e América Latina.
A CEEM ressaltou a importância da colaboração entre as Igrejas na Europa e na América Latina para a criação de espaços de comunhão e incidência na ordem jurídica, política e econômica, a fim de saldar a dívida ecológica com as comunidades afetadas pela mineração. A carta destaca a necessidade de construir itinerários que considerem tanto as dimensões locais quanto os cenários globais, promovendo a solidariedade autêntica e generosa entre as nações.
A CEEM-CNBB agradeceu a acolhida da delegação da Caravana pelas Conferências Episcopais da Europa e mencionou a decisão da Conferência dos Bispos da Áustria em orientar a Igreja local na revisão dos investimentos em bancos e fundos relacionados à mineração, especialmente a de ouro, como um exemplo de coerência e compromisso com a causa.
A carta também mencionou o caminho trilhado pela Igreja no Brasil rumo à COP 30, visando gerar impacto profético diante da emergência climática e garantir um caminho sinodal com os povos. A CNBB manifestou a esperança de gerar ações conjuntas com a Igreja na América Latina e no mundo, com outras igrejas e comunidades religiosas, movimentos de base e organizações da sociedade civil, visando a formação integral de agentes, povos e comunidades, além da definição de estratégias unificadas de luta e reivindicação na agenda climática.
“Permanecemos à disposição das Igrejas-irmãs da Europa, para seguirmos neste diálogo colaborativo; esperamos poder organizar no futuro novas ações colaborativas, no anúncio do Evangelho e na acolhida dos sinais do Reino de Deus, que se manifesta entre nós”, finaliza a carta.

A íntegra da Carta de Apoio
Brasília–DF, 7 de setembro de 2024
Dia da Pátria e do Grito dos Excluídos(as)As CONFERÊNCIAS DOS BISPOS DA EUROPA, ESPANHA, ÁUSTRIA E FRANÇA
Ref.: Carta de apoio à III Caravana para a Ecologia Integral
Igrejas-irmãs da Europa,
A conversão ecológica integral requer espaços para o diálogo e a defesa que unam o compromisso e a ajuda mútua entre países, especialmente entre continentes. Agradecemos à Red Iglesias y Minería (RIM), em unidade com a Red Eclesial Pan-amazônica (REPAM) e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), por oferecer espaços na Europa com organizações e instituições eclesiásticas, conferências episcopais e religiosas e todos os interessados no cuidado da criação, na preferência evangélica pelos pobres.
A Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se une a esse esforço para gerar instâncias de comunhão entre a Igreja na Europa e na América Latina em torno de processos que incidam na ordem jurídica, política e econômica, a fim de saldar a dívida ecológica com as comunidades martirizadas pela mineração.
Acreditamos profundamente que, por meio de espaços de comunhão como a III Caravana pela Ecologia Integral, se permite construir itinerários que levem em conta a dimensão local que nos faz caminhar com os pés no chão em cenários globais (cf. FT 138).
Estamos encorajados com as possibilidades que a III Caravana para a Ecologia Integral poderá fomentar entre as Conferências Episcopais da Europa e da América Latina. Uma abertura cordial ao universal, baseada em uma solidariedade autêntica e generosa, permite criar espaços destinados a superar a violência que causa grandes danos às sociedades, aos mais frágeis, à fraternidade, ao meio ambiente e aos bens culturais, com perdas irrecuperáveis para a comunidade global (cf. FT 146 e 257).
Agradecemos a Conferência dos Bispos da Europa (COMECE), junto às Conferências de Bispos da Espanha, Áustria e França pela acolhida da delegação com representantes de comunidades afetadas pelas economias extrativistas e acompanhadas pastoralmente pelas organizações mencionadas. Mencionamos e saudamos, ainda, a coerente decisão da Conferência dos Bispos da Áustria em orientar a Igreja do país na revisão dos investimentos e desinvestimento de bancos e fundos que mantêm relação com a mineração, sobretudo da mineração de ouro.
Como horizonte e possibilidade de intercâmbio e articulação, podemos citar o caminho que estamos trilhando rumo à COP 30 como Igreja no Brasil, incentivados por organizações como as Comissões de Ação Social Transformadora (CEPAST), Ecologia Integral e Mineração (CEEM) e para a Amazônia (CEA) da CNBB, juntamente com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e outras organizações. Pretendemos trabalhar para ter um impacto profético diante da emergência climática, bem como para garantir um caminho sinodal com os povos no caminho para a COP30. Temos pela frente uma oportunidade esperançosa de gerar ações conjuntas com a Igreja na América Latina e no mundo, com igrejas e comunidades religiosas de outras confissões, movimentos de base e organizações da sociedade civil, a fim de garantir um processo de formação integral de agentes, povos e comunidades, bem como definir estratégias unificadas de luta e reivindicação na agenda climática, desde o nível local até o internacional.
Permanecemos à disposição das Igrejas-irmãs da Europa, para seguirmos neste diálogo colaborativo; esperamos poder organizar no futuro novas ações colaborativas, no anúncio do Evangelho e na acolhida dos sinais do Reino de Deus, que se manifesta entre nós.
Dom Vicente de Paula Ferreira, CSsR
Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora–BA
Presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e MineraçãoDom Edson Tasquetto Damian
Bispo Emérito da Diocese de
São Gabriel da Cachoeira–AMDom Gabriele Marchesi
Bispo da Diocese de Floresta–PEDom Francisco Cota de Oliveira
Bispo da Diocese de Sete Lagoas–MGDom Norbert Hans Christoph Foerster,
SVD Bispo da Diocese de Ji-Paraná–RO