Encontro Nacional da Rede Um Grito Pela Vida - 2024 - Foto: Comunicação da REDE
Encontro nacional avaliou ações realizadas pelos núcleos regionais, debateram  estratégias para enfrentar as novas formas de vulnerabilidade e definiram metas para 2025.

 

Por Cláudia Pereira | Cepast-CNBB

A Rede Um Grito pela Vida, em encontro nacional realizado no Centro Estigmatino de Pastoral, Brasília, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, reforçou o seu compromisso com a prevenção e o combate ao tráfico de pessoas. Com a participação de religiosas/os e leigas/os de diversos núcleos do país, o encontro contou com a presença da coordenadora internacional da Rede Talitha Kum, Irmã Abby Avelino e da Irmã Carmen Ugarte Garcia, coordenadora da Talitha Kun da América Latina e da Comissão Trata da Clar. Os debates pertinentes foram em torno dos desafios atuais, ações de incidência política e prioridades para os próximos anos.
A Rede “Um Grito pela Vida” é parceira da Comissão de Enfrentamento ao Tráfico   Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEETH-CNBB). A Rede é composta por mais de 250 membros de diversas congregações religiosas, atua desde 2006 com o apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), articulando a pauta de combate ao Tráfico de Pessoas.  O encontro proporcionou um espaço para fortalecer a formação dos participantes, aprofundar a espiritualidade e discutir estratégias para enfrentar as novas formas de vulnerabilidade.
Entre os principais pontos abordados no encontro foi discutido o fortalecimento dos processos formativos da Rede, abordagem holística, a ampliação das parcerias, redes de proteção e a importância da comunicação. Os participantes avaliaram as ações realizadas pelos núcleos regionais, identificaram pontos fortes e áreas a serem aprimoradas, e definiram metas para 2025.

 

Encontro Nacional da Rede Um Grito Pela Vida – 2024 – Foto: Comunicação da REDE
O encontro nacional contou com participações e partilhas que alimentam a caminhada de luta e compromisso contra essa chaga da humanidade que é o tráfico de pessoas. A Irmã Denise Morra, referência da Região Nordeste, alertou para a importância de combater com atenção a violência silenciosa. Alessandra Miranda, secretária executiva da Comissão Especial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da CNBB, destacou a necessidade de ações conjuntas para enfrentar esse crime e apresentou propostas para a formação de metodologias que contribuam para multiplicar ações. “Precisamos fazer articulações em rede para ampliar a atuação, assim como o trabalho compartilhado com outros grupos, com outros parceiros que também ajudam a fortalecer e a fazer o enfrentamento ao tráfico humano. Qualificar o processo formativo é importante principalmente para pessoas que estejam preparadas para identificar e fazer todo o processo da denúncia do tráfico de pessoas”, reforçou Alessandra.
O caderno “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” foi conteúdo de formação durante o encontro.

 

Irmã Isabel do Rocio, coordenadora da Rede Um Grito Pela Vida e Alessandra Miranda, secretária executiva da Comissão Especial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da CNBB
Irmã Isabel do Rocio, coordenadora da Rede e a (CEETH), analisou o encontro nacional a partir do contexto da conjuntura atual da temática. Para a religiosa, o combate  ao  tráfico de pessoas é uma missão desafiadora e atualmente a luta é marcada por crises humanitárias, crise climática global, migrações forçadas e desigualdades crescentes. Diante destas realidades Irmã Isabel reforça que diante a este cenário educar, sensibilizar e mobilizar se tornam compromissos prioritários.
“Acreditamos que esses desafios tornam nossa missão ainda mais urgente e necessária”. afirma a Irmã Isabel. “Para enfrentar essa realidade, reforçamos nosso compromisso especialmente com adolescentes, jovens e mulheres. No cenário global, vemos a necessidade de unir forças com outras organizações e redes, buscando estratégias mais eficazes para ampliar a prevenção do tráfico de pessoas e proteção de vítimas. A Rede Um Grito pela Vida reafirma seu compromisso com a luta contra o tráfico de pessoas e conclama a sociedade a se unir nesse combate.”
Encontro Nacional da Rede Um Grito Pela Vida – 2024 – Foto: Comunicação da REDE