A Cepast-CNBB, em reunião online, definiu estratégias para fortalecer a atuação da Igreja na promoção da justiça social a partir de ações da Igreja do Brasil, à luz do Evangelho e do ensinamento da Igreja
Por Osnilda Lima | Cepast-CNBB
Brasília, 7 de novembro de 2024 – A Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) realizou hoje uma reunião online com a participação de bispos e assessores da Comissão Nacional. O encontro teve como foco principal a análise de algumas atividades de 2024, o diálogo e o planejamento de ações estratégicas para o próximo ano, visando fortalecer a atuação da Igreja na promoção da justiça social à luz do Evangelho e da tradição da Igreja. Diversas pautas foram debatidas e encaminhamentos definidos, com destaque para:
Guia para a Ação Sociotransformadora nos Regionais – A Cepast-CNBB está elaborando um guia para orientar as Comissões para Ação Sociotransformadora nos Regionais da CNBB. O documento abordará temas como a missão da comissão nos regionais, prioridades de atuação, composição das equipes, formação, planejamento e comunicação, visando fortalecer a atuação da Cepast e promover um diálogo permanente entre as instâncias nacional e regional, e os movimentos populares.
Estudo sobre Doutrina Social da Igreja – Segue em desenvolvimento um projeto inovador para aprofundar o conhecimento da Doutrina Social da Igreja (DSI) nas comunidades. A iniciativa visa capacitar os fiéis para o engajamento em ações de transformação social, à luz dos princípios cristãos de justiça, solidariedade e bem comum. O projeto de estudo, estruturado em quatro eixos temáticos (Questão Bíblica e Patrística, Grandes Encíclicas Sociais, Princípios da DSI e Eclesiologia do Vaticano II), será publicado pela editora CNBB em 2025.
Jubileu 2025 – Em parceria com a Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM-CNBB) e a Campanha da Fraternidade (CF), a Cepast-CNBB anunciou a realização do círculo de reflexão “Jubileu e Ecologia Integral – implicações socioambientais e pastorais”. O evento híbrido, previsto para 24 a 26 de fevereiro de 2025, no auditório da CNBB em Brasília, pretende aprofundar a reflexão sobre o Jubileu na perspectiva da justiça socioambiental e do Bem Viver, conectando-o com a CF 2025 e o paradigma da Ecologia Integral.
Jornada Mundial dos Pobres – A Jornada Mundial dos Pobres, que ocorre no Brasil de 10 a 17 de novembro, foi destaque na reunião. A Cepast-CNBB reforçou a importância da data, celebrada em 17 de novembro, e do lema escolhido pelo Papa Francisco: “A oração do pobre eleva-se até Deus”. A Igreja do Brasil, por sua vez, escolheu como tema “Ouve o meu clamar”, convidando os fiéis a se unirem em oração e solidariedade aos mais necessitados.
Você pode acessar o material da JMP aqui.