Fórum Inter-religioso do G20 Social: Dom Zanoni representa a CNBB no Rio de Janeiro, no evento, ele apresentou a experiência da Igreja no Brasil na luta por justiça, paz e dignidade humana
Por Willian Bonfim com fotos de dom Zanoni Demetino | AscomCNBB
O arcebispo de Feira de Santana–BA, dom Zanoni Demettino Castro, participou no dia 14 de novembro do Fórum Inter-religioso do G20 (IF20), em um painel na Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro–RJ. No painel, intitulado “Combatendo fome, pobreza e desigualdades: conclusões e recomendações do IF20”, o membro da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou a líderes globais a experiência da Igreja no Brasil em prol da justiça, paz e dignidade humana.
“É uma honra unir-me a todos vocês nesta cúpula, em um momento em que a humanidade enfrenta desafios profundos e complexos, como a fome, a pobreza e a desigualdade”, disse.
Segundo dom Zanoni, as comunidades religiosas têm um papel vital na construção de um futuro em que ninguém seja deixado para trás. “Este é o apelo do Fórum Inter-religioso do G20: que o engajamento com essas comunidades seja uma prioridade. A fé não pode ser isolada dos problemas concretos; ela deve se comprometer com a justiça social e a dignidade humana”, afirmou.
Como exemplo, o arcebispo de Feira de Santana apresentou o trabalho da Pastoral da Criança, que salva-vidas e garante um futuro para milhares em regiões vulneráveis. Outro trabalho que também apresentou foi o da Comissão Pastoral da Terra e da Comissão Pastoral dos Pescadores, que têm na sua natureza a luta pelo direito à terra e alimentação saudável, promovendo dignidade e autonomia nas comunidades.
