Ciganos: séculos de história no Brasil e a luta por direitos. Nilcélia (Amec) e Cristina (Pastoral dos Nômades) debatem preconceito, costumes e desafios no programa Entrevista do Século.
Por Osnilda Lima | Cepast-CNBB
Descendentes de uma cultura milenar, os ciganos aportaram no Brasil há séculos, mas ainda hoje lutam por reconhecimento e direitos básicos. Para discutir essa realidade, a Entrevista do Século convidou Nilcélia Jesus Santos, da Associação Municipal de Etnia Cigana de São Mateus (Amec), e Cristina Garcia, da Pastoral dos Nômades do Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
No programa, elas abordam a história e a diversidade dos povos ciganos, desde sua origem até as diferentes ramificações presentes no Brasil. Também exploram as transformações que impactaram seus costumes e deslocamentos ao longo das décadas.
Além de compartilhar a riqueza cultural e as tradições singulares dos ciganos, Nilcélia e Cristina denunciam os desafios que essa população enfrenta, como o preconceito persistente e a negação de direitos fundamentais.