Seminário sobre a temática  inicia no dia mundial de oração e reflexão ao tráfico de pessoas, dia 08 fevereiro

 

 

Por Comunicação da Diocese de Picos

Edição Cláudia Pereira Cepast|CNBB

 

 

A Diocese de Picos realizará, nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2025, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), em Picos (PI), o Seminário “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. O evento tem como objetivo principal fortalecer as ações de combate a esse tipo de crime e aprofundar as discussões sobre o tema, que é de extrema importância e complexidade. O seminário contará com a participação de representantes de paróquias, áreas pastorais, organismos diocesanos, do Sistema de Garantia de Direitos da sociedade civil e suas respectivas autoridades.
A temática do tráfico de pessoas será abordada de forma abrangente, visando a transformação dessa realidade que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. O momento de formação para os multiplicadores será oportuno para conhecer e debater o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado em 2024  pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus). A Cartilha “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” da Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH-CNBB), será também uma das ferramentas de estudo. Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos por meio de uma Roda de Conversa sobre o cenário local e de Oficinas Temáticas.

 

Com a iniciativa do seminário a expectativa é que promova desperte na sociedade o conhecimento deste crime e a  dura realidade das pessoas que são vítimas do tráfico e da escravidão, seja para o trabalho ou para outros tipos de exploração. Além disso, o evento busca dar visibilidade a outros dramas relacionados ao tema, como a migração e as mudanças climáticas. O Seminário “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” é uma valiosa oportunidade para a troca de experiências e a construção de estratégias coletivas de enfrentamento a esse crime que afeta milhares de vidas no Brasil e no mundo.
Acesse aqui a programação do Seminário.