Imagem: Diocese de Jales (SP)

O encontro de lançamento reuniu lideranças, religiosos e representantes da sociedade civil para debater o tema e ações sobre o projeto popular.

 

 

Por Rafael Honorato | Diocese de Jales

Edição: Cláudia Pereira | Cepast-CNBB

 

A Diocese de Jales (SP) lançou, no último sábado (29/03), o projeto popular “O Brasil que queremos: o bem viver dos povos”, com o objetivo de promover um Brasil mais justo e igualitário. A iniciativa, apresentada por dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales e membro da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast-CNBB), foi realizado no Centro Pastoral da Catedral e reuniu religiosos, seminaristas, lideranças, membros das pastorais sociais e representantes de diversos setores da sociedade civil.

 

O projeto popular é resultado da 6ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre anos de 2020 e 2024, que teve como tema “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”. A iniciativa se inspira nas palavras do Papa Francisco, em seu Encontro com os Movimentos Populares em 2014: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”.

Dom Reginaldo Andrietta incentivou os presentes a proporem ações que possam contribuir com impacto positivo na sociedade. “Quem veio de cada município pode organizar seus encontros municipais e, dentro de suas áreas de atuação, apresentar propostas mais avançadas na próxima plenária, contemplando reivindicações e ações com incidência social, econômica e cidadã”, incentivou o bispo. A próxima plenária está agendada para 7 de junho.

 

Durante a plenária de lançamento, os participantes compartilharam suas áreas de atuação e refletiram sobre os desafios e possíveis contribuições para a construção de um Brasil mais justo e igualitário. Os participantes debateram as necessidades de iniciar essas transformações dentro dos próprios municípios. A proposta é cada liderança e coordenador pense em ações prioritárias.  A próxima plenária para continuar o debate está agendada para o dia 07 de junho (sábado).

 

O encontro reuniu religiosos, seminaristas, lideranças, membros das pastorais sociais e representantes de diversos setores da sociedade civil. – Imagem: Diocese de Jales (DP)

 

Projeto Popular

 

O projeto popular é fruto da 6ª Semana Social Brasileira, uma mobilização da Igreja no Brasil e de outros segmentos da sociedade em prol da justiça social, da democracia, soberania territorial, de uma economia de cooperação e sustentabilidade ambiental. A iniciativa propõe a construção progressiva de um projeto participativo a partir de realidades locais e áreas de atuação específicas.

O Projeto Popular aponta para a necessidade de se rever o modelo econômico, assegurar direitos fundamentais, ampliar oportunidades de trabalho, democratizar o acesso à terra e à habitação, preservar o meio ambiente e cumprir exigências éticas em defesa da vida, integralmente. Neste Projeto são integradas as propostas a serem debatidas e decididas em plenárias municipais, regionais e nacionais.

 

Para mais sobre o Projeto Popular, acesse AQUI.

 

Foto: Diocese de Jales