Diante do cenário de conflitos no campo, oficina virtual ajuda agentes sobre primeiros cuidados psicológicos e estratégias para enfrentar a escalada da violência e a luta por direitos.
Por Cláudia Pereira| APC
Na última sexta-feira (23), a Articulação das Pastorais do Campo (APC) e o projeto ACalmaMente realizaram oficina de apoio psicológico destinada a agentes pastorais do campo de diversas regiões do país. Representando as seis pastorais e organismos que compõem a APC e regiões do país, os participantes foram chegando na sala virtual e acolhidos carinhosamente pelo grupo de psicólogas. Foram duas horas e trinta minutos de audição cuidadosa, para sentir e viver as práticas de autocuidado.
A iniciativa surge como resposta ao cenário desafiador de violência contra povos e comunidades tradicionais no Brasil. O objetivo da APC é não apenas aprimorar as estratégias de autocuidado de seus agentes, mas também multiplicar ações que promovam o bem-estar de mulheres e homens que vivenciam diariamente a luta pelo acesso à terra e por direitos.
O Projeto ACalmaMente, idealizado em 2020 por Marlene Apolinário Vieira e um grupo de psicólogos, nasceu durante a pandemia de COVID-19 com a missão de oferecer suporte psicológico às populações vulnerabilizadas pelo isolamento social. Desde sua criação o projeto já atendeu cerca de 4 mil pessoas em situações de vulnerabilidade no Brasil e em outros países, consolidando parcerias e compartilhando aprendizados sobre primeiros cuidados psicológicos e autocuidado.
“Estamos aqui hoje para compartilhar nossa experiência e aprendizado com outras organizações e pessoas que necessitam. É formidável poder falar sobre primeiros cuidados psicológicos e autocuidado, que são fundamentais. Temos a esperança de que este workshop seja muito útil para vocês, assim como é para nós”, destacou André Sobanski, voluntário e integrante do projeto.
