Roteiro Orante produzido pela Rede Um Grito Pela Vida de Junho aborda a realidade de refugiados e imigrantes. O roteiro propõe reflexão e ações de solidariedade em meio ao aumento do deslocamento forçado no mundo.
A Rede Um Grito Pela Vida, dedica o “Roteiro Orante” de junho, à conscientização sobre a situação de refugiados e migrantes. Com o tema “Acolhendo os irmãos peregrinos: promovendo a dignidade de refugiados e migrantes”, o subsídio busca fomentar a escuta e a solidariedade para com as populações em deslocamento forçado. Produzido pelo núcleo da Rede do Rio de Janeiro, o material utiliza dados recentes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que apontam para um contingente de 122,6 milhões de pessoas deslocadas até meados de 2024. O roteiro alerta para os riscos enfrentados por essa população, com atenção especial a mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.
O roteiro que também é uma ferramenta de formação, alerta para a realidade dos refugiados e migrantes, especialmente mulheres e crianças, grupos vulneráveis as modalidades do tráfico de pessoas. Nestes tempos em que o mundo vivencia guerras, conflitos e crise climática, este grupo social são alvos prioritários para as redes de tráfico de pessoas no Brasil e no mundo.
A iniciativa alinha às mensagens do Papa Francisco e se inspira na passagem do Evangelho de Mateus (25,34-40) para convocar os participantes a se tornarem “peregrinos da esperança”. A proposta é que a oração se converta em um compromisso prático de acolhimento e fraternidade. O roteiro também destaca datas importantes do calendário de junho, como o Dia do Migrante (19), o Dia Mundial do Refugiado (20) e o Dia do Imigrante (25), reforçando o objetivo de promover um debate sobre a temática e a construção de uma sociedade mais justa e humana. O material serve como um guia para encontros e reflexões em comunidades e grupos.