“O Evangelho, a Doutrina Social da Igreja, os empobrecidos e empobrecidas são inspirações fundamentais para a Igreja se manter fiel ao Nosso Senhor Jesus Cristo. São fundamentos que não nos deixam afastar do seu plano de amor, da justiça e da comunhão. Essas motivações nos comprometem a sermos fiéis aos excluídos e excluídas e também vivenciar o compromisso com a Casa Comum”, enfatiza o bispo diocesano de Brejo (MA) e presidente da Cepast-CNBB, Dom Valdeci Santos Mendes.
“O nosso compromisso com Jesus Cristo nos leva a um testemunho corajoso para nossos irmãos e irmãs. Isso é seguir o mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo. ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’ (João 10, 10). Não podemos nos calar diante das injustiças, precisamos ser profetas e profetizas para seguir as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo no compromisso fiel para com os nossos irmãos e irmãs”, completa o bispo.
O folder apresenta a missão da Comissão, que é fortalecer a transformação social por meio da fé, promovendo o respeito à dignidade humana e à Criação. Nele, são abordadas as principais atuações da Comissão, como a articulação de pastorais sociais, assessoria a igrejas locais e participação em diálogos com movimentos populares. O material também destaca a importância da formação pastoral e cidadã, essencial para a mobilização e conscientização social.
“Historicamente a Cepast tem uma missão articuladora com iniciativas de valorização, defesa da vida e compromisso com a Doutrina Social da Igreja, sua missão. As informações que estruturam o folder ajudam nessa compreensão, pois apresenta a identidade e, por consequência, a sua responsabilidade com a garantia dos direitos explicitada pelas pastorais sociais, organismos, redes e coletivos, parte integrante da Cepast.  Apresentar o folder nas formações e momentos fortes das pastorais e organismos é muito importante para dar essa visibilidade”, orienta a assessora da Cepast-CNBB, Alessandra Miranda.