A Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) mobiliza a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), que ocorrerá de 9 a 16 de novembro de 2025, com o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5).
“A esperança cristã é certeza no caminho da vida, porque não depende da força humana, mas da promessa de Deus, que é sempre fiel”, destaca o Papa Leão XIV, em sua mensagem para a ocasião. “Todas as formas de pobreza, sem excluir nenhuma, são um apelo a viver concretamente o Evangelho e a oferecer sinais eficazes de esperança”, afirma o Papa. 
O subsídio compartilhado pela Cepast-CNBB com arquidioceses, dioceses, paróquias, comunidades  e grupos populares é uma ferramenta metodológica com sugestões e ideias práticas de como viver a JMP em comunidade, como explica a assessora da Comissão Epsicopal para a Ação Sociotransformadora, Alessandra Miranda.
“O subsídio quer ser um facilitador, um caminho orientador para que as Igrejas Locais possam se organizar. Traz informações importantes para o processo metodológico e organizativo da 9ª JMP. Neste sentido, a Cepast-CNBB propõe ações concretas que envolvem a comunidade, como ir ao encontro das pessoas em situação de vulnerabilidade, organizar campanhas de arrecadação de alimentos e roupas,  fazer momentos de oração que promovam a solidariedade, entre outras ações. A mensagem é objetiva:  todas as pessoas são chamadas a criar novos sinais de esperança, refletindo a caridade cristã e a inclusão social”.