Chega ser emocionante ver pessoas do povo nos avisando qual será o futuro da humanidade. Melhor, a ancestralidade, que é o futuro, já está presente.

 

Estive em uma mesa que debatia os Sistemas Alimentares diante das Mudanças Climáticas durante o 13º Congresso Nacional de Agroecologia, em Juazeiro da Bahia. Embora alguns expositores tenham feito de maneira brilhante a análise do movimento do capital mundial, vozes ancestrais como Raquel Tupinambá nos falaram da sabedoria dos povos. Por outro lado, vozes sertanejas nos falaram como superaram a fome, a sede, a miséria, a mortalidade infantil, o saque, a migração, com obras pequenas, no pé de suas casas, como as cisternas de produção e de consumo humano, que guardam a água coletada das chuvas. Ali estão seus canteiros agroecológicos, seus quintais produtivos, seu manejo dos animais e tantas outras iniciativas. Não é mais uma experiência alternativa, já é um estilo de vida para cerca de 1 milhão de famílias no Semiárido Brasileiro.

 

Nós já temos muito mais que resistência e resiliência, já temos o presente modificando vidas e o desenhando o futuro. Não é mais uma alternativa, é o único caminho que possibilita o futuro humano na Terra, isto é, ou a humanidade muda seu estilo civilizacional, ou será mudada pela vingança de Gaia.

 

Sim, ao terminarmos o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) em Juazeiro da Bahia, o governo acaba de liberar a exploração de petróleo na foz do Amazonas. Não se trata apenas dos impactos locais, mas globais, pelo aumento de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, aquecendo ainda mais o planeta. Aqui está o futuro trágico da humanidade. Nas mãos, inteligência e coração das pessoas simples e dos povos tradicionais está a esperança de toda a humanidade.

 

Texto publicado originalmente no blog Roberto Malvezzi

Tags:

Autores

Alessandra Miranda

Augusto Martins

Cláudia Pereira

Dom Itacir Brassiani

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira

Dom Jose Ionilton

Dom Reginaldo Andrietta

Dom Vicente Ferreira

Dom Wilson Angotti

Élio Gasda sj

Fernando Altemeyer Junior

Frei Betto

Gianfranco Graziola

Gilberto Lima

Graziella Rocha

Henrique Cavalheiro

Igor Thiago

Irmã Eurides Alves de Oliveira

Irmã Mercedes Lopes

Jardel Lopes

Jardel Lopes

Marcelo Barros

Marcelo Lemos

Marcia Oliveira

Maria Clara Lucchetti Bingemer

Maria Clara Bingemer

Mauro Luiz do Nascimento Júnior

Osnilda Lima

Padre Dário Bossi

Padre Francisco Aquino Júnior

Padre Leonardo Lucian Dall'Osto

Pe. Alfredo J. Gonçalves

Pe. Alfredo J. Gonçalves

Petronella M Boonen - Nelly

Petronella M Boonen - Nelly

Roberto Malvezzi (Gogó)

Rosilene Wansetto

Dom José Valdeci

Valdeci Mendes

Vera Dalzotto