A Pastoral da Sobriedade organizada no Regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai realizar nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, em Porto Velho (RO), o Curso de Multiplicadores para agentes já capacitados.
O Curso deve dar aos novos agentes capacitados uma visão ampla da Pastoral: conhecimento de seus objetivos, missão, fundamentos, metodologia, deveres e obrigações, documentação necessária para implantação e manutenção das atividades. Com a formação os agentes vão também poder dar visibilidade aos resultados alcançados pelas ações desenvolvidas nos diversos níveis de atuação da Pastoral.
Multiplicar conhecimentos
Multiplicador dizer: transmitir conhecimentos adquiridos de forma a capacitar outras pessoas para exercer a função de agentes, com relação à Pastoral da Sobriedade.
Portanto, pedagogicamente, na Pastoral da Sobriedade, o agente multiplicador transmite conhecimento adquirido, de forma a capacitar novos voluntários para exercer a função de agente, em especial, para desenvolver as reuniões do Grupo de auto-ajuda dos 12 Passos da Pastoral da Sobriedade. De acordo com os conteúdos contidos no Livro de Formação e Capacitação de Agentes (livro azul), o Manual das reuniões de Auto-ajuda dos 12 Passos da Pastoral da Sobriedade (livro amarelo) e o Consolidando a Caminhada (livro branco).
Antes de qualquer coisa, para ser multiplicador dos Cursos de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade, o agente já formado e capacitado tem que:
-Saber que a Identidade da Pastoral da Sobriedade é o grupo de auto-ajuda
-Caminhar em comunhão com a Coordenação Nacional de Formação, preservando a identidade da Pastoral da Sobriedade;
-Conservar as características do Grupo de Auto-ajuda assegurando a identidade da Pastoral da Sobriedade no desenvolvimento das reuniões de auto-ajuda;
-Contribuir para a consolidação da caminhada e da identidade do trabalho da Pastoral da Sobriedade;
– Aderir a proposta, isto é, acreditar que o Programa de Vida Nova, desenvolvido nos Grupos de Auto-ajuda, recupera e liberta das dependências e demais transtornos;
– Seguir a metodologia da Pastoral da Sobriedade tal qual ela é;
– Repassar os conteúdos de acordo com a proposta da Coordenação Nacional;
– Ter domínio do conteúdo a ser repassado, isto é, estudar os conteúdos dos assuntos a serem repassados, contidos no livro de Formação da Pastoral da Sobriedade;
– Ter um perfil de educador, fazendo com que sua comunicação seja coerente sem fugir do que é essencial ao cristão na evangelização. Evitando ruídos, gírias e expressões vulgares.
– Ser solidário;
– Ser sensível e ter afinidade com a problemática das dependências e demais transtornos;
– Transmitir os conhecimentos adquiridos sem assumir uma postura arrogante e de superioridade.
Objetivo do curso
O curso tem como objetivo formar agentes para realizar o trabalho proposto pela Pastoral da Sobriedade, a partir do desenvolvimento das reuniões de Grupos de Auto-ajuda, pela vivência do Programa de Vida Nova.
Na mesma ocasião será realizada uma assembleia eletiva para a escolha através de uma lista tríplice do novo Coordenador do Regional. Essa lista será encaminhada ao Bispo Referencia da Pastoral da Sobriedade, Dom Norberto Foerster, Bispo da Diocese de Ji-Paraná.
O Curso será realizado no Centro de Formação dos Padres Palotinos “Cenáculo Rainha dos Apóstolos” , sob a coordenação da Coordenadora Nacional, Denise Ferreira, e do Coordenador Nacional de Formação, Padre Sidney Teixeira da Silva – CMF.
As pessoas interessadas em fazer o curso podem fazer a inscrição e obter mais informações com a agente Maria de Lourdes da Arquidiocese de Porto Velho, pelo contato (69) 99296-0779.