Por Luiz Lopes Jr. | Ascom CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, em Brasília (DF) o Seminário Nacional das Campanhas, com animadores de todo o país. O encontro teve início na quinta-feira (25), na Casa Dom Luciano e a programação vai favorecer o aprofundamento do texto-base da Campanha da Fraternidade do próximo ano, além de ser oportunidade de avaliar a edição deste ano. Um momento especial do seminário será realizado junto à população em situação de rua no Centro de Brasília, num gesto de proximidade aos que não tem moradia.
“Ele veio morar entre nós” é o lema escolhido para a CF 2026, inspirado no Evangelho de São João (Jo 1, 14) para conduzir as reflexões sobre o tema “Fraternidade e Moradia”. No próximo ano, a Campanha tem o objetivo de promover, a partir da Boa-nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito, junto aos demais bens e serviços essenciais a toda a população.
O seminário continua neste sábado com o aprofundamento do texto-base da CF 2026. Serão apresentados os objetivos, as motivações e subsídios, e em seguida, aprofundado o tema da moradia no Brasil a partir do método ver, julgar e agir.
No domingo, haverá a celebração da Via Lucis, o encaminhamento de conclusões e avaliações e o encerramento do encontro com a Eucaristia celebrada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Apresentações e lançamentos
A cada noite do Seminário de Campanhas, haverá a apresentação ou lançamento de inciativas que apoiam e impulsionam a Campanha da Fraternidade. Na quinta-feira (25) foi apresentado o relatório do Projeto Capacita em Rede, que leva formação profissional a todos os 19 regionais do Brasil numa parceria entre a CNBB e o Ministério da Educação. Esta noite foi marcada também com o lançamento da 13ª edição da revista Casa Comum, que apresenta como capa o tema “Moradia: porta de entrada de todos os direitos”.
Durante o seminário os participantes vão conhecer também duas formações que pretendem ajudar a fortalecer a ação da CF: um curso oferecido pelo Farol 1817, iniciativa da Província Marista Centro-Sul, e o itinerário formativo para jovens sobre os direitos da pessoa em situação de rua, iniciado nesta semana pela Rede Inaciana de Juventude (MAGIS Brasil), que conta com apoio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast-CNBB).
No fim da tarde de sábado, será apresentado o relatório do Fundo Nacional de Solidariedade, com a exposição do número de projetos apoiados e os recursos destinados às iniciativas ligadas à Campanha da Fraternidade 2025. Será lançado o texto-base para crianças, uma novidade para a CF 2026. À noite, os participantes rezarão o Ofício de Vigília com as pessoas em situação de rua no Centro de Brasília.
Edição: Juce Rocha | Cepast-CNBB