Publicação da CEEM-CNBB convoca a Igreja e a sociedade a abandonar o negacionismo e abraçar uma narrativa libertadora em defesa da vida e da Casa Comum, inspirada na Encíclica Laudato Si’ e no Bem Viver dos povos tradicionais.

 

Em um grito de alerta e esperança, a Comissão para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEEM-CNBB) lança a publicação “Ecologia Integral: uma narrativa para enfrentar a crise socioambiental planetária”. O manifesto, que propõe uma profunda reflexão e um chamado à ação diante da crise climática global, será apresentado no dia 25 de junho, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Cepast-CNBB.
O evento de lançamento agrega o Junho Verde e contará com a presença de Dom Vicente de Paula Ferreira, presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM-CNBB), e do teólogo Leonardo Boff. A mediação será da antropóloga, teóloga e ativista social Moema Miranda, que também é integrante da Rede Igrejas e Mineração.
“É um grito que quer ser profético em favor da vida, da natureza, de toda maravilhosa obra criada por Deus”
O manifesto não é apenas um documento; é uma ferramenta para propor mudanças. Fruto de debates da comissão, o texto mergulha nas raízes humanas da crise socioambiental, denunciando um modelo de vida refém do capitalismo global, onde o lucro se sobrepõe à vida e à dignidade humana. “É um grito que quer ser profético em favor da vida, da natureza, de toda maravilhosa obra criada por Deus”, enfatizou dom Vicente Ferreira, presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM-CNBB) que reforça a proposta e a oportunidade para lançar o manifesto. “Neste contexto do Jubileu da Esperança, da Campanha da Fraternidade sobre Ecologia Integral e também do caminho que estamos fazendo rumo a COP30 em Belém, a nossa comissão lança esse grito que profético em favor da vida, da natureza, de toda maravilhosa obra criada por Deus”.
Ecoando a mensagem transformadora da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco – que em 2025 celebra uma década inspirando ações na perspectiva da ecologia integral – o Manifesto reforça a mensagem de que “tudo está interligado” e que é preciso superar o negacionismo, indiferença e as soluções meramente paliativas que adiam o enfrentamento da emergência climática.

 

Uma narrativa cristã libertadora em defesa da Casa Comum
O Manifesto reafirma uma vivência cristã libertadora. O documento ousa trazer um posicionamento da Igreja que caminha com as pessoas empobrecidas, oprimidas, excluídas e em defesa da Casa Comum. A publicação critica veementemente o atual modelo econômico extrativista e neoliberal, apontando a mineração predatória como um exemplo padrão de suas consequências devastadoras sobre a natureza e as comunidades vulnerabilizadas.
A CEEM-CNBB, conclama por uma transformação radical na relação dos seres humanos com o planeta Terra, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar as espiritualidades dos Povos e Comunidades Tradicionais e seu conceito de Bem Viver, como seus caminhos de respeito à vida e a proteção efetiva da natureza. O documento também aborda a urgência da reforma agrária, a promoção da agroecologia e de uma transformação estrutural no uso da energia, que transcenda a lógica de mercado e busque justiça socioambiental.
Um chamado à esperança e à ação
O documento chega em um momento considerado pela Comissão como “kairológico” – tempo de graça e ação clara de Deus na história –, coincidindo com o Jubileu da Esperança de 2025 e a realização da COP30 no Brasil. Neste cenário, o Manifesto se apresenta como um “chamado da esperança”. Não uma esperança passiva, mas aquela que impulsiona movimentos proféticos para um tempo novo, buscando “despertar a sociedade para a promoção de caminhos fraternos e de cuidado da Casa Comum” e firmar um novo pacto com a mãe Terra.
Estruturado em quatro capítulos, o livro Ecologia Integral: uma narrativa para enfrentar a crise socioambiental planetária dirige sua mensagem tanto para dentro, quanto para fora da Igreja. É um convite à reflexão e sobretudo, à ação diante da responsabilidade de zelar pelo planeta que será deixado para as futuras gerações. A CEEM-CNBB enfatiza que “o tempo de salvar o mundo, defender a vida é agora” e que não há mais espaço para adiar as atitudes que definirão o futuro da humanidade e da Terra.
A publicação estará disponível para o público em formato digital e impresso a partir do dia do lançamento.
Não perca o lançamento do manifesto “ECOLOGIA INTEGRAL: uma narrativa para enfrentar a crise socioambiental planetária”. A transmissão ao vivo será no dia 25, às 19h (horário de Brasília).

 

Serviços:
O quê: Lançamento do Manifesto “ECOLOGIA INTEGRAL: uma narrativa para enfrentar a crise socioambiental planetária”
Quem: Comissão para Ecologia Integral e Mineração (CEEM-CNBB)
Quando: 25 de junho, às 19h
Onde: Canal do YouTube da Cepast
Participantes: Dom Vicente de Paula Ferreira, presidente da CEEM e o teólogo Leonardo Boff.
Mediação: Moema Miranda, integrante da Rede Igrejas e Mineração.