Rede Jubileu Sul Brasil lança curso online para explicar o impacto da dívida nacional em serviços essenciais, como saúde e educação
A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) lançou o curso online gratuito “Dívida pública e o nosso cotidiano: alternativas e resistências na defesa de direitos”, voltado a qualquer pessoa interessada em entender os efeitos do endividamento público na vida diária da população. A formação começa em 22 de julho e ocorre sempre às terças-feiras, às 19h (hora de Brasília), em aulas ao vivo com especialistas convidadas (os). As inscrições estão abertas até 20 de julho pelo formulário.
O curso tem como objetivo mostrar que esse endividamento é pago por toda a população e que isso interfere diretamente no corte de serviços essenciais, na falta de políticas públicas, no aumento da pobreza, das desigualdades e até na destruição da natureza.
São seis módulos de conteúdos didáticos (vídeos, textos e atividades) com linguagem acessível e enfoque crítico sobre economia política, o sistema da dívida pública e sobre como esses processos impactam principalmente a vida das mulheres, jovens, indígenas, negros e comunidades tradicionais. A participação dá direito a certificado, emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), parceira da Rede JSB na realização do curso.
A formação também vai debater as alternativas vindas de experiências populares, dos modos de vida tradicionais e das resistências organizadas.
