Por Juce Rocha | Cepast-CNBB*
A Primeira Assembleia das Pastorais Sociais, Redes e Organismos do Regional Leste 3, reuniu lideranças pastorais durante dois dias de formação e aprofundamento sobre a dimensão social da fé, em Ibiraçu (ES), Diocese de Colatina (ES).
Um dos destaques da Assembleia foi a formação da Comissão Sociotransformadora do Regional, com a missão de coordenar as pastorais e se manter articulada com a mesma Comissão em nível nacional.
“A fé implica compromisso social. Aqui estão representadas as pastorais sociais e os diversos serviços nesta área, mostrando a nossa solidariedade fraterna com os nossos irmãos, sobretudo os mais sofredores, os pobres, aqueles excluídos, descartados. Uma novidade é a criação também da Comissão da Ecologia Integral e Mineração no nosso regional. Já agora com pessoas designadas e também em formação, uma vez que as nossas dioceses já têm a sua pastoral da ecologia, agora passam a ter também essa comissão em nível regional”, destacou Dom Lauro Versiani, bispo de Colatina.
A Comissão Regional da Ecologia Integral e Mineração já está articulando as pastorais da ecologia integral que nasceram nas quatro dioceses, especialmente em decorrência da Campanha da Fraternidade 2025.
O Regional fez a escolha profética de ser representado em cada dimensão pastoral junto à CNBB por leigas e leigos que integram as comissões nacionais junto a bispos representantes de outros regionais. Marco Romanha, referencial do Regional para a dimensão sociotransformadora, coordenou o processo de nomeação da Comissão Regional, que será composta por um representante de cada uma das quatro dioceses do estado e por um representante de cada pastoral social e organismo atuante no Regional, garantindo particularmente o protagonismo das mulheres.
Missão sociotransformadora
Dom Lauro Versiani, bispo de Colatina, e dom Paulo Bosi, bispo de São Mateus, participaram de parte do encontro, destacando quanto a missão sociotransfomadora envolve todas as dimensões da Igreja e manifestando apoio às pastorais sociais.
No mês de novembro, o Regional convocará sua Assembleia dos Organismos do Povo de Deus, espaço alargado e participativo em que as pastorais, movimentos e organismos da Igreja estabelecem, em diálogo com os bispos e presbíteros, as prioridades para o novo ano. Também neste espaço, a dimensão sociotransformadora será apresentada como prioridade, em escuta do clamor dos pobres e da Mãe Terra e na convicção que “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (Evangelii Gaudium, 176).
A Assembleia aconteceu nos dia 13 e 14 de setembro e contou com a assessoria da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), com a presença do padre Dário Bossi, assessor também da Comissão Especial para a Ecologia Integram e Mineração da CNBB.
*Com informações de padre Dário Bossi