O Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), juntamente com a Rede Igrejas e Mineração, convidam para o lançamento do documento Orientações Pastorais sobre os Impactos da Mineração na América Latina e no Caribe
Cerca de 20 bispos que acompanham comunidades e povos que sofrem os impactos da atividade mineradora, reuniram-se no Panamá, com o apoio do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) e da Rede de Igrejas e Mineração, para refletir e discutir respostas pastorais a uma realidade muito latente que clama. Este documento é o resultado desse processo de discernimento diante da realidade do extrativismo predatório.
“O texto busca oferecer às Igrejas da América Latina propostas e orientações pastorais diante dos impactos da mineração nos territórios, das violações dos direitos socioambientais que ela causa e das ameaças e violências às quais o povo de Deus e, nele, os líderes eclesiais, continua exposto. Ele expressa o papel ético e profético da Igreja, à luz da Palavra de Deus e do Magistério, em um contexto de particular urgência para o compromisso socioecológico da nossa fé”, diz a introdução da publicação.
Cabe destacar que a realidade da mineração nos territórios latino-americanos é um dos cenários mais dolorosos a serem enfrentados: a maioria dos conflitos socioambientais tem relação com a mineração, assim como a criminalização, perseguição e assassinato de defensores ambientais, que na maioria dos casos está ligada aos interesses dos projetos de mineração, segundo o último relatório da Global WItness.

A Igreja latino-americana, em fidelidade ao Magistério herdado do Papa Francisco e da Laudato Si, reconhece a urgência de dar vida a esses postulados e faz essas recomendações que têm como fonte e fundamento o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja, onde o foco está em tomar o partido das vítimas e dos mais vulneráveis, incluindo a Irmã Mãe Terra.
Essas diretrizes pastorais buscam ser uma inspiração para outras igrejas, em resposta às situações de violência que são vivenciadas entre povos e territórios.
O webinar de lançamento acontece no dia 17 de julho, às 19h (horário de Brasília). Para participar é preciso realizar inscrição prévia no link.
Neste webinar de lançamento estarão presentes:
-
Dom Vicente Ferreira: Presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB – Brasil
-
Heriberta Fernández: Leiga, ativista pela defesa dos direitos dos povos afro e dos territórios contra a mineração – República Dominicana
-
Alessandra Silvi: Dicastério Desenvolvimento Humano Integral
-
Dom Geovanni Paz: Membro da Rede Nacional de Pastoral Ecológica, pastor da diocese de Latacunga, que enfrenta concessões de mineradoras – Equador
-
Rev. Hunter Farrell: Igreja Presbiteriana – Estados Unidos
-
Moderação: CELAM
Faça sua inscrição: https://streamyard.com/watch/reP5jSq9WSDC