Publicada pela Cepast-CNBB em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU), a coleção percorre a história e os princípios da Doutrina Social da Igreja (DSI) para inspirar a ação dos cristãos diante dos desafios socioambientais de hoje.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora (Cepast-CNBB) lança a “Coleção Ação Sociotransformadora – Doutrina Social da Igreja”, uma série de estudos que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema em todas as comunidades eclesiais. O evento de lançamento será no dia 17 de junho, às 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Instituto Humanitas Unisinos e da Cepast-CNBB. A coleção, que contempla quatro volumes de estudos, é de autoria dos padres Altair Manieri, Jeferson Nogueira da Matta e Leomar Antônio Montagna.
Dom José Valdeci Santos Mendes, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast-CNBB) e bispo de Brejo (MA), enfatiza que a Doutrina Social da Igreja (DSI) demonstra o compromisso de uma Igreja discípula de Jesus Cristo, engajada com a causa do Reino de Deus e fiel ao Evangelho no testemunho junto aos empobrecidos e empobrecidas.
“Os volumes de estudos que estamos lançando”, afirma Dom Valdeci, “nos mostra o caminho trilhado pelo povo de Deus, ressaltando a importância dos fundamentos bíblicos. O Êxodo traz para nós a marca da libertação; o profetismo demonstra a denúncia e o anúncio da Palavra de Deus no compromisso com a justiça social; e nosso Senhor Jesus Cristo nos leva à plena libertação. Acredito que os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja nos ajudarão a nos mantermos fiéis aos ensinamentos de Cristo”, expressou o presidente da Cepast.
Dom Geremias Steinmetz, membro da Comissão Sociotransformadora, destaca o papel importante da Doutrina Social da Igreja (DSI) para os dias atuais. Segundo ele, a DSI é uma ferramenta essencial para a fé engajada: “A Doutrina Social da Igreja é a interpretação do Evangelho que oferece respostas concretas aos problemas da sociedade atual, iluminando as situações difíceis que enfrentamos.”
Dom Geremias participará do lançamento, que conta também com a presença do padre Leomar Montagna, um dos autores da coleção, e dos assessores da Cepast-CNBB, Alessandra Miranda e padre Dário Bossi.
A coleção é composta por quatro volumes que abordam desde os fundamentos bíblicos e históricos da Doutrina Social da Igreja (DSI), até o magistério do Papa Francisco, com o objetivo de promover a libertação integral da pessoa humana e incentivar a coerência entre a fé e a ação social dos cristãos. A coleção é também uma contribuição atualizada ao diálogo sobre fé e transformação social.