“Deus, Pai Onipotente,
dai-nos a graça de nos empenharmos diligentemente
em favor da justiça, da solidariedade e da paz,
para que a todos os vossos filhos seja assegurada
a liberdade de escolher se migrar ou ficar” (Papa Francisco).
Por Andressa Collet – Vatican News
Neste Domingo, 24 de setembro, é celebrado o 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado com o tema “Livres de escolher se migrar ou ficar”, Francisco reforça em MESAGEM que, “enquanto trabalhamos para que toda a migração possa ser fruto de uma escolha livre, somos chamados a ter o maior respeito pela dignidade de cada migrante; e isto significa acompanhar e gerir da melhor forma possível os seus fluxos, construindo pontes e não muros, alargando os canais para uma migração segura e regular”. Para promover essa reflexão em nível internacional, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano tem oferecido material on-line para ser baixado, usado e compartilhado com as pessoas.
São documentos, textos, imagens e vídeos em 6 idiomas, como no próprio português. O último trabalho foi divulgado na terça-feira (8) através de um vídeo para compreender de que maneira podemos ajudar os migrantes. Partindo da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado deste ano, o Pe. Anthony Ekpo, um dos dois subsecretários do Dicastério, é quem faz a abertura da mensagem ao afirmar:
“É necessário um esforço conjunto de todos os países da comunidade internacional para garantir a todos ‘o direito a não ter de emigrar’, ou seja, a possibilidade de viver em paz e com dignidade na sua própria terra. Enquanto esse direito não estiver garantido – e trata-se de um longo caminho – serão ainda muitos a ter de partir em busca de uma vida melhor.”