Por Comunicação SPM
O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realiza de 15 a 22 de junho a Semana do Migrante. Nesta 40º edição, o tema será “Migração e Esperança” e o lema “Sempre no caminho com os migrantes”.
Com estas motivações, ao mesmo tempo em que olha para trás e resgata as luzes da própria experiência, o Serviço Pastoral dos Migrantes procura priorizar os novos desafios que a travessia reserva.
“Há quarenta anos o SPM vem seguindo o caminho com os migrantes. No início, foram os retirantes do êxodo rural, os trabalhadores temporários e/ou sazonais, deslocando-se em direção às safras agrícolas; e os migrantes da região Sul do país que se aventuravam pela nova fronteira agrícola do Centro-Oeste e do Norte. Depois vieram os nossos vizinhos hispano-americanos, especialmente dos países do altiplano. Nos últimos tempos, batem às portas do SPM migrantes e refugiados vindos dos mais diversos lugares, como haitianos, venezuelanos, afegãos, libaneses, e outros latino-americanos”, destaca o texto-base da iniciativa.
A Semana do Migrante é um momento celebrativo de todo povo de Deus, especialmente da Igreja no Brasil. Dioceses, paróquias e equipes em diferentes regiões recebem materiais formativos e informativos (cartaz, texto-base, rodas de conversa e roteiros de celebração) e são convidados a realizar momentos de comunhão com as comunidades locais.
