Por Comunicação SPM

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realiza de 15 a 22 de junho  a Semana do Migrante. Nesta 40º edição,  o tema será “Migração e Esperança” e o lema “Sempre no caminho com os migrantes”.
Com estas motivações, ao mesmo tempo em que olha para trás e resgata as luzes da própria experiência, o Serviço Pastoral dos Migrantes procura priorizar os novos desafios que a travessia reserva.
“Há quarenta anos o SPM vem seguindo o caminho com os migrantes. No início, foram os retirantes do êxodo rural, os trabalhadores temporários e/ou sazonais, deslocando-se em direção às safras agrícolas; e os migrantes da região Sul do país que se aventuravam pela nova fronteira agrícola do Centro-Oeste e do Norte. Depois vieram os nossos vizinhos hispano-americanos, especialmente dos países do altiplano. Nos últimos tempos, batem às portas do SPM migrantes e refugiados vindos dos mais diversos lugares, como haitianos, venezuelanos, afegãos, libaneses, e outros latino-americanos”, destaca o texto-base da iniciativa.
A Semana do Migrante é um momento celebrativo de todo povo de Deus, especialmente da Igreja no Brasil. Dioceses, paróquias e equipes em diferentes regiões recebem materiais formativos e informativos (cartaz, texto-base, rodas de conversa e roteiros de celebração) e são convidados a realizar momentos de comunhão com as comunidades locais. 
Imagem: Divulgação SPM
Um dos eixos centrais deste ano é a Esperança. “Os migrantes são sustentados pela fé  e esperança , pois naquele que nos amou, somos mais do que vencedores’” – escreveu o Papa Francisco , citando o apóstolo Paulo (Rm 8,37), na Carta Encíclica Dilexit nos (DN), sobre o amor humano e divino do coração de Jesus. E segue insistindo o pontífice: “de queda em queda e de vitória em vitória, sempre renovando o vigor e levantando a cabeça, os migrantes são mestres de esperança” (audiência com a nova Direção Geral da Congregação Scalabrinianos – Vaticano, Itália, 1º/11/2014).
Com a Semana do Migrante de 2025 e junto aos diversos atores sociais que desenvolvem atividades com migrantes e refugiados, o SPM assume o compromisso de manter viva e acesa a chama da esperança. A tarefa não é fácil. São muitas e densas as nuvens no céu de quem deixou sua terra natal em busca de uma nova pátria. O ambiente é sombrio, com raios e trovões antecipando tempestades bravias. Mas, vale repetir: o migrante é mestre e artífice da esperança. Sua capacidade de superar situações adversas mostra o quanto há de potência na aparente fragilidade. Parafraseando Euclides da Cunha, podemos dizer que: “O migrante é, antes de tudo, um forte.” 
SPM – Sempre no caminho com os migrantes

Acesse aqui os materiais da Semana do Migrante 2025