“Vozes de Clamor, Ecos de Esperança” estreia para dar visibilidade à luta contra o tráfico pessoas e promover conscientização e denúncia
Por Cláudia Pereira| Cepast-CNBB
Em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lembrado sempre em 30 de julho, a Rede Clamor, em parceria com diversas organizações católicas, lança o podcast “Vozes de Clamor, Ecos de Esperança”. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade e denunciar a grave violação de direitos humanos que é o tráfico de pessoas.
A série, composta por sete episódios, tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre este crime que acontece em todo o mundo e divulgar o trabalho de prevenção, acolhimento e esperança realizado pela Igreja Católica na América Latina. Os episódios, disponíveis em português e espanhol, serão publicados semanalmente até o dia 20 de agosto nas plataformas de streaming Spotify e no canal da Red Clamor no YouTube.
Segundo Victoria Tenjo, coordenadora do projeto, a intenção é mobilizar a sociedade para a erradicação do crime. “Por meio deste podcast, queremos reverberar as vozes daqueles e daquelas que lutam dia a dia, a partir da fé, por justiça, paz e dignidade”, afirma.
O projeto também torna visível o trabalho de resposta das pastorais da Igreja sobre essa temática complexa. Através da série, a Rede Clamor fortalece a conscientização, a prevenção e a defesa da dignidade humana, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja. A iniciativa é também uma homenagem às vítimas e um agradecimento a todos e todas que trabalham na prevenção e no auxílio as vítimas.
Episódios temáticos
Cada episódio abordará uma luta contra o tráfico de pessoas, compartilhando experiências e ações da Igreja na América Latina:
Episódio 1: “Gritos de esperança e o Ano do Jubileu”, com o padre José Hipólito Purizaca, que compartilha as experiências de luta.
Episódio 2: Aborda o conceito de tráfico humano e as diretrizes da Igreja para lidar com o problema, a partir dos trabalhos da Conferência Episcopal Argentina.
Episódio 3: Apresenta as experiências e ferramentas de prevenção ao crime no Brasil, com a Comissão Episcopal Especial de Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH-CNBB).
Episódio 4: Destaca a prevenção no contexto da mobilidade humana, com as Irmãs Scalabrinianas do Panamá.
Episódio 5: Foca no atendimento e acompanhamento de vítimas, com a participação da Missão Redentor da Guatemala.
Episódio 6: Aborda a integração socioeconômica de sobreviventes, um trabalho da Rede Tamar da Colômbia.
Episódio 7: Apresenta o trabalho integrado das redes Talitha Kum e Red Clamor na América Latina.
Onde ouvir
Os episódios podem ser acessados através das seguintes plataformas:
YouTube: Vozes de Clamor, Ecos de Esperança
Spotify: Vozes de Clamor, Ecos de Esperança