Evento online marca início das celebrações e mobilizações até o mês de outubro, com foco na conscientização e combate à exploração de pessoas
Por Cláudia Pereira| Cepast-CNBB
“Defendemos os direitos humanos e acreditamos firmemente que um mundo melhor é possível”, frase inspiradora da mística e ação concreta de uma Rede que caminha de mãos dadas e diariamente denúncia o crime de tráfico de pessoas. Em comemoração ao seu 18º aniversário, a Rede “Um Grito pela Vida” realiza uma live especial no dia 29 de março, às 20h (horário de Brasília), com transmissão pelos canais oficiais da organização no YouTube e Facebook. Com o tema “Lance sua rede pela Vida“, o encontro virtual celebra e faz memória a trajetória da Rede e fortalece o compromisso com a luta contra o tráfico de pessoas no país.
Organizada pela coordenação nacional e regionais da Rede Um Grito Pela Vida, a live reunirá membros, religiosos e leigos engajados na causa, em um momento de oração, memória e renovação do compromisso na defesa da vida. O evento marca o início de um período de celebrações e mobilizações que se estenderá até outubro, culminando na Assembleia Geral Eletiva da Rede. “Celebrar os 18 anos da Rede Um Grito Pela Vida é celebrar uma missão que brota do Evangelho: a defesa da vida, especialmente das mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social”, afirma Irmã Isabel do Rocio Kuss, coordenadora nacional da Rede. “A Rede é uma presença profética na Igreja e na sociedade, unindo forças para prevenir e erradicar o tráfico de pessoas. Com esse tempo celebrativo, queremos fortalecer nossa missão”.
Acompanhe a live no dia 29 de março
Atuação em rede e compromisso com a vida
A Rede “Um Grito pela Vida” é uma expressão da Vida Religiosa Consagrada, vinculada à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e à Rede Mundial Talitha Kum. Composta por mais de 250 membros de diversas congregações religiosas, a Rede atua desde 2006 na conscientização, prevenção, enfrentamento e erradicação do tráfico de pessoas, uma das mais graves violações dos direitos humanos.
A Rede atua em parceria com a Comissão de Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEETH-CNBB), articulando a pauta de combate ao tráfico de pessoas em todo o país. Com núcleos em diversas regiões, a Rede promove atividades de prevenção, assistência às vítimas e intervenção política, buscando instruir e instrumentalizar a sociedade para coibir o crescimento desse crime.
“A Rede ‘Um Grito pela Vida’ nos permite ampliar alianças intercongregacionais em prol da vida ameaçada e ferida, das pessoas traficadas e violentadas em seus direitos. Nos possibilita ensaiar passos de encarnação em novos espaços sociais, políticos e teológicos”, destaca a organização.