Por Cepast-CNBB, com informações da CNBB

 

Com o tema “A Igreja Católica na COP 30 nos caminhos da Ecologia Integral: refletindo sobre justiça climática e conversão ecológica”, a Igreja no Brasil promove, nesta quarta-feira (12), em Belém (PA), um simpósio para refletir e dialogar sobre os caminhos da ecologia integral, a justiça climática e a conversão ecológica. O evento será realizado durante a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas sediada na Amazônia Brasileira, a COP30.
O objetivo da Articulação Brasileira para a COP30, ao realizar o Simpósio, é apresentar as perspectivas da Igreja Católica e de seus interlocutores destacando seu compromisso com a justiça climática e a ecologia integral.
Participam do simpósio membros da Igreja Católica, como bispos, padres, religiosos e religiosas e cristãos engajados com a ecologia integral. Também estarão presentes lideranças ecumênicas, cientistas, representantes dos povos indígenas e líderes governamentais, destacando a importância de uma atuação conjunta frente à crise climática e socioambiental que desafia o presente e o futuro da humanidade.
O simpósio terá transmissão ao vivo pelo canal da CNBB no Youtube e pelos canais da Arquidiocese de Belém.

 

Delegação

A Igreja Católica marca presença nesta conferência por meio da articulação “Igreja Católica na COP30”, apresentando sua visão sobre desenvolvimento sustentável, justiça climática e ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum. A delegação da Santa Sé conta com 10 pessoas, incluindo o representante do Papa Leão XIV, o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, além de 8 cardeais, 47 bispos e outras 97 pessoas ligadas a diferentes organismos eclesiais.
Toda a Presidência da CNBB está presente na COP30: cardeal Jaime Spengler (presidente), dom João Justino (primeiro vice-presidente), dom Paulo Jackson (segundo vice-presidente) e dom Ricardo Hoepers (secretário-geral). Também subsecretários e assessores participam da COP30.
Fazem parte da articulação Igreja Católica na COP30: a CNBB, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Cáritas Brasileira e o Movimento Laudato Si’.

Exposições temáticas

Além disso, durante todo o período da manhã, o Colégio Santa Catarina de Sena estará aberto à comunidade com exposições temáticas, sendo um espaço dedicado à partilha dos frutos do caminho percorrido pela Articulação Igreja Rumo à COP 30 e pelas iniciativas locais da arquidiocese de Belém.

Caminhada dos Mártires

Após o simpósio, às 19h, será realizada a Caminhada pelos Mártires da Casa Comum, com concentração na Praça Santuário de Nazaré. O percurso se encerra na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler.