As Comissões Episcopais para Ação Sociotransformadora e para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil solidarizam-se, ir meio de nota com todas as famílias do acampamento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra “Terra e Liberdade”, em Parauapebas no sudeste do Pará. O acampamento foi atingido por um incêndio na noite do sábado (9/12). Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nove pessoas morreram, seis acampados e três trabalhadores da empresa de internet.
Abaixo a íntegra da nota
Nota de solidariedade às vítimas do acampamento Terra e Liberdade
As Comissões Episcopais para Ação Sociotransformadora e para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil solidarizam-se com todas as famílias do acampamento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra “Terra e Liberdade”, em Parauapebas (PA). Um incêndio atingiu os barracos em que mais de mil famílias estão acampadas, provocando a morte de 9 pessoas, além de numerosos feridos.
No Dia Internacional dos Direitos Humanos e no tempo de Advento, em que deveríamos celebrar a vida e a esperança, esta tragédia denuncia quão duro, injusto e sofrido é lutar para garantir o direito à terra, ao teto e ao trabalho.
Quantas pessoas ainda deverão morrer para que a justiça e a paz brotem deste chão brasileiro, marcado por tantas desigualdades e violências contra as pessoas e a criação inteira?
Reafirmando o compromisso por uma urgente e justa Reforma Agrária, a Comissão Sociotransformadora, através da 6ª Semana Social Brasileira, vem construindo um Projeto Popular por um Brasil onde todos e todas tenham vida, e vida em abundância.
Que Maria, nossa Mãe, defensora da vida, interceda pelas vítimas, seus familiares e todas as famílias sem-terra que desejam e buscam um mundo melhor com justiça, paz e acesso ao direito sagrado ao território e à moradia digna.
Brasília, 10 de dezembro de 2023
Dom José Valdeci Santos Mendes
Presidente da Comissão para Ação Sociotransformadora da CNBB