Igreja Católica lança mensagem para o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2024 com o tema “Deus caminha com o seu povo”
“Deus caminha com o Seu povo” é o tema central da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado de 2024, a ser celebrado em 29 de setembro. O Papa nos lembra que, como peregrinos nesta terra, todos buscamos a nossa verdadeira morada no Reino dos Céus. Os migrantes e refugiados, em sua jornada, personificam essa busca, representando a Igreja em movimento. Em sua vulnerabilidade, eles nos permitem encontrar o próprio Cristo caminhando ao nosso lado.
Em preparação para este dia, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral convida a todos a se unirem em iniciativas de solidariedade e acolhimento aos migrantes, refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade. Esta campanha busca promover a compaixão e o apoio a todos que se encontram em busca de um lar e de uma vida digna, celebrando o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.
A campanha, que convida todas as pessoas de boa vontade a organizar iniciativas com migrantes, refugiados e pessoas vulneráveis, destaca a importância de reconhecê-los como parte do povo de Deus em sua jornada na Terra. O objetivo é promover a solidariedade e o acolhimento, lembrando que, como afirma o Papa Francisco em sua mensagem, “o encontro com o migrante […] é também encontro com Cristo”.
Mensagem do Papa e Roteiro de Celebração
O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) preparou um roteiro especial para a celebração, dividido em três encontros, cada um com um tema específico:
-
Deus caminha com o seu povo: Reflexão sobre como Deus guia os migrantes hoje, assim como guiou o povo de Israel no passado.
-
Encontro com Cristo no Migrante: Meditação sobre como cada ação de ajuda aos migrantes é uma oportunidade para encontrar Cristo.
-
Sinodalidade e Caminho Juntos: Reflexão sobre o conceito de sinodalidade e como a Igreja deve caminhar unida com os migrantes.