A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta (20) uma nota expressando profunda preocupação com os recentes eventos climáticos extremos que têm afetado o país. A entidade destaca a gravidade da situação e faz um apelo por ações urgentes e concretas para enfrentar a crise climática.
A nota cita enchentes devastadoras no Sul, secas prolongadas na maioria do território e o aumento alarmante de queimadas como sintomas preocupantes das mudanças climáticas. Diante desse cenário, a CNBB pede “coragem, sensatez e pronta correção de rumos” por parte de todos.
A entidade religiosa também solicita aos poderes públicos intervenções rápidas, eficazes e estruturadas para lidar com os eventos climáticos, garantindo o cumprimento da legislação ambiental, a fiscalização e punição de infratores, além de investimentos em políticas que promovam a sustentabilidade.
A CNBB manifesta solidariedade às vítimas dos eventos climáticos e conclama a população brasileira à corresponsabilidade e ao cuidado com a “Casa Comum”. A nota conclui com um apelo à inspiração e proteção divina e à intercessão de Maria, Mãe da Esperança, para a cura das feridas dos pobres e da Terra.
Acesse aqui a íntegra da nota
