Notícias

Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora
Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano
Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração

 

No sexto episódio “Na Trilha do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” da CEETH, você ouve uma história baseada em fatos para entender as armadilhas do tráfico de pessoas. A ONU divulgou que O tráfico de pessoas é a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo, as formas de exploração continuam em evolução e claro, as formas de aliciamento também. As mulheres continuam sendo as mais afetadas por esse tipo de crime e a forma para evitar que as pessoas caiam nas armadilhas é a informação.  Uma das modalidades do Tráfico de Pessoas é o trabalho escravo. No Brasil, os últimos dados apontam que no ano de 2023, mais 2 mil trabalhadores foram resgatados de condições de escravidão em diversos setores de serviços.

 

As redes de mensagens e sociais da internet são uma das formas de aliciar trabalhadores para as armadilhas.  A história que contamos no sexto episódio do “Na Trilha do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” aborda a forma como os criminosos atraem as pessoas através das mensagens de celular e as dicas para não cair nos golpes e quais os canais para denunciar.

 

Como podemos evitar de cair nestes golpes:
  • Pesquise informações da empresa que oferece o emprego
  • Procure informações para saber se a oferta de trabalho representa a empresa contratante
  • Desconfie de propostas vantajosas e dinheiro fácil
  • Em caso de viagem, compartilhe informações e trajetos para um familiar ou alguém de sua confiança

 

Trabalho escravo é crime, Denuncie!

 

Trabalho Escravo é crime, denuncie.  Disque 100 ou acesse a plataforma Ipê através do link https://ipe.sit.trabalho.gov.br/#!/ .  Outra forma de buscar ajuda é procurar por organizações ligadas à igreja católica e solicitar orientações e encaminhamentos. Denunciar é formar de enfrentar o tráfico de pessoas.
🎧 📻 Acesse o link da audioteca. aqui: https://podcasters.spotify.com/pod/show/comisso-tp-cnbb/episodes/EP-06—Histrias-que-contam-as-armadilhas-da-modalidade-do-Trfico-de-Pessoas-e2b2lkv