Notícias

Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora
Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano
Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração

 

 

Por Padre Dário Bossi

 

 

Comecemos com uma pergunta gigante, que pode parecer tão distante quanto as Conferências das Partes da ONU, as COPs, estão longe do dia a dia das comunidades que acompanhamos.
Quem decide o futuro do Planeta?
Os grandes do mundo, diriam muitas pessoas. Até Jesus no Evangelho comenta: “Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas” (Mc 10, 42).
Porém, até hoje, as grandes contradições e injustiças mundiais não vêm sendo superadas: desigualdade, fome, guerra, colapso climático. É a crise da governança global: cada país busca seus interesses imediatos, falta uma autoridade mundial com as condições e a legitimidade para impor prioridades e regras em defesa dos pobres e da Mãe Terra.
Os governos são reféns dos interesses do capital internacional; acabam sendo como os ventríloquos: falam pela barriga. Às vezes defendem princípios democráticos, promovem a sustentabilidade e a economia verde, mas nos bastidores tomam decisões opostas.
Do acordo de Paris até hoje, por exemplo, a extração de petróleo, em lugar de diminuir, aumentou. Até 2040, o consumo mundial do combustível fóssil seguirá crescendo e chegará à máxima histórica em 2070, dizem as pesquisas.
Papa Francisco foi muito direto quando declarou que quem governa este mundo, hoje, é “uma economia que mata” (EG 53).
Mas, então, quem pode decidir outro futuro para o Planeta?
Nós, pastorais sociais e ambientais, pequenas comunidades cristãs, movimentos populares, populações indígenas, comunidades quilombolas, agricultores familiares, acreditamos que “a história do clima se muda a partir dos territórios”.
Estamos nos organizando para exercer forte pressão política; estaremos na COP30, em Belém, e em diversas atividades preparatórias, incidindo no Plano Clima do Brasil e em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas. Queremos ser voz forte, frente “àqueles que se dizem governadores das nações” (não faltou ironia a Jesus, nesta frase!).
Porém, acima de tudo, acreditamos que é a vida destas pequenas comunidades que pode transformar a história do clima, do colapso para uma reconciliação com a Terra. São as economias de pequena escala, as relações próximas entre campo e cidade, os projetos de vida dos povos que “quando permanecem nos seus territórios, são quem melhor os cuida” (Laudato Si’, 146).
Assim, sonha Papa Francisco, a verdadeira governança global se afirmará somente a partir de um “multilateralismo a partir de baixo” (Laudate Deum, 38). Queremos apostar na capacidade dos pequenos tecerem redes de intercâmbio, aliança, propostas e reivindicações. Insistimos para que o poder político e econômico invista na experiência, iniciativa e criatividade destes povos, grupos e movimentos.
“Mas que posso fazer eu, isolado, frente a tantos problemas, privado de meus direitos, quase sem nenhuma solução para meus sonhos?” – perguntavam os movimentos populares a Papa Francisco na Bolívia, em 2015.
O Papa respondeu: “Muito! Podem fazer muito. Vós, os mais humildes, os explorados, os pobres e excluídos, podeis e fazeis muito. Atrevo-me a dizer que o futuro da humanidade está, em grande medida, nas vossas mãos, na vossa capacidade de vos organizar e promover alternativas criativas na busca diária dos ‘3T’ (Terra, Teto e Trabalho), e também na vossa participação como protagonistas nos grandes processos de mudança nacionais, regionais e mundiais. Não se acanhem! Vós sois semeadores de mudanças”.
É com este espírito que o projeto “Igreja rumo à COP30 – Articulação por Ecologia Integral e Justiça climática” avança com teimosa esperança. Conheça mais aqui.

Tags:

Autores

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira

Dom Jose Ionilton

Dom Reginaldo Andrietta

Dom Wilson Angotti

Gianfranco Graziola

Gilberto Lima

Igor Thiago

Irmã Eurides Alves de Oliveira

Jardel Lopes

Jardel Lopes

Maria Clara Lucchetti Bingemer

Maria Clara Bingemer

Osnilda Lima

Padre Dário Bossi

Pe. Alfredo J. Gonçalves

Pe. Alfredo J. Gonçalves

Petronella M Boonen - Nelly

Petronella M Boonen - Nelly

Roberto Malvezzi (Gogó)

Rosilene Wansetto

Dom José Valdeci

Valdeci Mendes

Relacionados