Renovação e Acolhimento: A Nova Identidade Visual da Pastoral do Povo da Rua

 

Por Pastoral Povo de Rua

Edição: Cláudia Pereira | Cepast-CNBB

 

 

A Pastoral Nacional do Povo da Rua apresentou sua nova identidade visual no final do primeiro semestre de 2024. O desenvolvimento da nova logomarca estava em discussão desde a última Assembleia Nacional da Pastoral. A partir de propostas construídas em diálogo com as coordenações que abraçaram a oportunidade de atualizar a marca, a Pastoral criou uma identidade visual com mais possibilidades de aplicação nas diversas frentes de articulação.
Uma comissão organizada para essa demanda contribuiu com orientações para compreender a conjuntura atual da Pastoral, seus valores, sua história e seus caminhos futuros. A criação ficou a cargo da equipe do coletivo Arte em Movimento, que conduziu momentos criativos para a elaboração da marca.
“Ouvimos as manifestações dos agentes da Pastoral, durante esses últimos anos, sobre a necessidade de uma atualização e um novo impulso na logomarca da Pastoral Nacional Povo da Rua. Por isso, tomamos a iniciativa de realizar um processo de escuta para o desenvolvimento e construção de uma nova identidade visual. Assim, essa nova marca é resultado de uma escuta e de uma elaboração colaborativa”, destaca Ivone Maria Perassa, coordenadora nacional da Pastoral Povo da Rua.
A nova identidade foi apresentada em 16 de junho, em um encontro virtual que reuniu coordenadores regionais, lideranças e voluntários da Pastoral de norte a sul do Brasil.

 

O Conceito e a Simbologia da Nova Identidade da Pastoral
O movimento contínuo, a fluidez e a adaptabilidade com que a Pastoral do Povo da Rua vem construindo sua história há 30 anos foram a base fundamental para a criação da logomarca. Nessa trajetória, a sólida base de atuação, a metodologia própria, o respeito e o acolhimento ao ser humano integral, o caminho percorrido e as perspectivas futuras foram norteados pelas seguintes palavras-chave:
  • Infinito Movimento
  • Integração
  • Unidade
  • União
  • Circularidade
  • Mandalas
  • Cirandas
  • Fortalecimento
  • Transformação
A nova marca traz um símbolo forte, representado de forma simples, moderna e, ao mesmo tempo, contemplativa, capaz de consolidar ainda mais as ações da Pastoral do Povo da Rua junto à sociedade.
As cores
A paleta de cores escolhida foi o verde e suas variações, fundamentado na excelente receptividade que essa cor transmite, a sensação de saúde, jovialidade, renovação, novidade e cura. Tem forte ligação com a natureza. Para além disso, o verde traz continuidade das cores usadas nas marcas anteriores da Pastoral do Povo da Rua e sinaliza a proximidade dos catadores de materiais recicláveis e a população em situação de rua, com as questões ambientais.
A nova identidade já está sendo utilizada e presente em todas as peças gráficas e conteúdos das redes sociais da Pastoral Nacional Povo da Rua. A logo é utilizada pelas coordenações regionais, (arqui)dioceses, paróquias e comunidades. Acesse aqui o manual de identidade visual.

 

Foto: Pastoral Nacional do Povo da Rua