Roda de conversa reúne comunicadores das pastorais sociais e organismos da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para dialogar sobre comunicação sociotransformadora
por Osnilda Lima | Cepast-CNBB
Brasília, 16 de agosto de 2024 – Comunicadores das pastorais sociais e organismos ligados à Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) se reuniram no dia 15 de agosto, em uma enriquecedora Roda de Conversa online intitulada “Comunicação e transformação social: voz, cidadania, coletivo, fé e vida”. O evento, realizado via Zoom, proporcionou um espaço de escuta e partilha, promovendo a troca de experiências e saberes sobre o papel fundamental da comunicação para a transformação social.
A iniciativa, que se estendeu das 9h às 11h, buscou fortalecer e inspirar os/as comunicadores a potencializar e reverberar as vozes marginalizadas, ampliar a cidadania e promover a transformação social, sempre guiados pela fé e pelo compromisso com a vida.
A Roda de Conversa ressaltou a importância da comunicação como ferramenta de transformação e seu papel crucial na promoção de valores como justiça, fraternidade e solidariedade, resistência, anúncio, denúncia, incidência e mobilização social. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e visões sobre como a comunicação pode ser utilizada para construir um mundo, justo, fraterno e equitativo para o bem viver dos povos.
Encaminhamentos e Propostas
-
Consolidar o site da Comissão Sociotransformadora como central de informações e recursos para os comunicadores das pastorais sociais e organismos da CNBB.
• Incluir e somar na página Instagram da Cepast: ampliar a presença online e o engajamento, utilizando o Instagram da Cepast para divulgar ações, eventos e conteúdos relevantes.
• Continuar realizando Encontros de comunicadores/as: promover encontros periódicos para troca de experiências, aprendizado e fortalecimento da rede de comunicadores.
• Convidar os comunicadores das pastorais sociais e organismos para participar do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Manaus 2025) e construí-lo juntos/as: incentivar a participação ativa dos comunicadores no Mutirão, propor uma atividade no mutirão de forma colaborativa.
• Incluir-se também no Encontro Nacional da Pastoral de Comunicação: participar ativamente do Encontro Nacional, buscando integrar e fortalecer a comunicação das pastorais sociais e organismos.
• Realizar um momento de escuta, celebração e partilha entre comunicadores/as das pastorais e organismos, dedicando-se à troca de experiências entre comunicadores e aprofundando a incidência política compartilhada.
• Preparar uma publicação sobre comunicação transformadora: um documento que sistematize os aprendizados e as reflexões dos encontros, oferecendo orientações e inspirações para uma comunicação que promova a transformação social.