• Home
  • >
  • Cepast envia mensagem  de mobilização para o 32º Grito dos Excluídos e Excluídas

Cepast envia mensagem  de mobilização para o 32º Grito dos Excluídos e Excluídas

Em mensagem, Dom José Valdeci Santos Mendes convoca dioceses e movimentos populares à mobilização social em ano eleitoral, com destaque na superação da violência contra as mulheres e acesso aos direitos básicos

 

 A Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, no dia 19 de junho de 2026, uma mensagem oficial de animação e convocação para o 32º Grito dos Excluídos e Excluídas. O documento, assinado por Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão, convoca pastorais, organismos e movimentos populares a fortalecerem a mobilização nos diferentes territórios e dioceses do país.

Neste ano, o movimento  traz como tema: “Na defesa da Terra, da Paz e da Moradia, erguemos a voz: Mulheres Vivas e Soberania!”, integrando a tradicional ciranda da “Vida em Primeiro Lugar”.

 

Contexto eleitoral e direitos fundamentais

A liderança episcopal destaca que o momento é decisivo para a realidade brasileira, especialmente devido ao contexto das eleições. Na avaliação da comissão, o cenário exige uma articulação forte e coerente com os valores cristãos, promovendo espaços de discussão, mobilizações comunitárias e gestos solidários.

O documento reforça a necessidade de organizar as comunidades nos territórios na luta por uma vida digna, na construção do Bem Viver com ênfase no acesso a:

  • Terra e Trabalho digno;
  • Moradia segura que acolha e proteja as famílias;
  • Superação da violência, com especial atenção e centralidade à violência contra as mulheres.

 

“Temos muitos gritos que precisamos ecoar em favor da vida de nosso povo e de nossas comunidades, que tanto sofrem com as contradições deste tempo presente”, afirma a mensagem.

 

Para garantir a capilaridade das ações, a Comissão  reforça o convite para que cada diocese indique pessoas de referência, que ficarão responsáveis por articular as atividades locais em preparação para o dia 7 de setembro.

A mensagem encerra com uma invocação a Nossa Senhora Aparecida, pedindo que a padroeira do Brasil seja companheira e interceda por todos os que estão comprometidos com as causas sociais e com a missão sociotransformadora no país.

 

Acesse aqui a Mensagem sobre o 32º Grito dos Excluídos e Excluídas

 

Tags:

Outras Notícias